Que ingratidão na praia da educação
Antes, já dava para pressentir: “Segunda-feira vai ser o dia do fico ou não fico”. A frase foi do presidente Jair Bolsonaro (PSL) naquele café da manhã com jornalistas na sexta-feira. Que falta de educação hein! Ontem, virou fato consumado a questão envolvendo o agora ex-ministro Ricardo Vélez. A demissão se tornou oficialmente um fato consumado.
E que ingratidão hein! “Comunico a todos a indicação do professor Abraham Weintraub ao cargo de ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao professor Velez pelos serviços prestados”. Foi pelo twitter, sequer chamou o ex-ministro ao Palácio do Planalto como é praxe. Agradecimento, vai na rede nada social mesmo.
Afinal, entre muitas outras polêmicas envolvendo o ex-ministro Vélez, basta uma única só, aquela de fevereiro, mais de dois meses atrás, para fazer o resumo de sua história na pasta e o que ela traz sobre os brasileiros em sua opinião: “Roubam coisas de hotéis, roubam o assento do salva-vidas do avião. Eles acham que saem de casa e podem carregar tudo”. Se tem avião no meio do caminho...
A Câmara Brasileira-Americana de Comércio, sediada em Nova York, EUA, realizará mês que vem um jantar de gala em que vai apontar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), como “Pessoa do Ano”. O evento será realizado no Museu Americano de História Natural, em Nova York, no dia 14 do próximo mês, com o início da recepção às 18h30 e o jantar está previsto para começar às 20h. E olha que teve até propaganda em jornal.
O evento foi divulgado pela Câmara de Comércio em um anúncio de página inteira no jornal econômico Financial Times desta segunda-feira, 8 (ontem). Para registro do ano passado, ainda sobre o Brasil no FT, o jornal costuma vez ou outra lembrar o “Brazil’s Car Wash corruption scandal”. Nem precisava dizer que é a Operação Lava-Jato da Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), mas fica o registro de que Bolsonaro nela não está encrencado.
“Você tem ideia do que querem fazer com o Ministério da Educação quando o presidente da República nomeia um gerente de banco para o cargo de ministro”, perguntou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) levantando a bola para seu colega Rogério Carvalho (PT-SE) chutar: “Onde vamos parar?”.
Peregrinação
E detalhou: com certeza, o seu discurso há de calar nos corações dos outros congressistas e do povo brasileiro, para que, de fato, o Brasil reaja positivamente. E foi ainda de Confúcio Moura, ele próprio, ter ido à tribuna. E lá registrou: “Isso é realmente vexatório, constrangedor, virem esses prefeitos aqui em Brasília, em marcha. Essa marcha é como fazer aquela marcha de Prestes pelo Brasil. A Coluna Prestes pelo Brasil. A coluna dos prefeitos peregrinando em Brasília e falando: Gente está errado!
Diplomacia
A coluna Prestes voltou a ser necessária, pelo menos na opinião do senador Confúcio Moura (MDB-RO). Em aparte ao colega Rogério Carvalho (PT-SE), Confúcio falou: “V. Exa.
Piada pronta
Não tem graça, mas não dá para resistir, As notícias vieram juntas. A primeira é que quem fez questão de relembrar de seus tempos no comando da Operação Lava-Jato foi o ex-comandante dela e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que destacou a cooperação entre o Brasil e a Suíça nas investigações que desmantelaram o esquema de corrupção instaurado na Petrobras na época do ex-presidente Lula. E quem seguiu o seu conselho foi o titular da Lava-Jato atualmente, Luiz Antonio Bonat. “Rejeito o pedido de suspeição do delegado de Polícia Federal Filipe Hille Pace”, ele decidiu.
Foi gentileza?
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no Palácio do Planalto, a lei da adesão automática ao cadastro positivo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, deputados e técnicos do governo acompanharam a cerimônia de sanção. Foi gentileza? Ou terceirizou? “Trata-se de medida essencial para aumentar a oferta de empregos.
Romanos 4:16
Só rezando mesmo, afinal a Bíblia ensina no Livro Romanos, que Abraão foi o primeiro patriarca do povo de Israel, que recebeu a promessa de que Deus ia abençoar todos os povos por meio dele. Abraão foi o antepassado de todo o povo judeu e de Jesus, o salvador do mundo. Todos os que têm fé em Jesus também são considerados descendentes de Abraão (Romanos 4:16). Enfim, se agora tem um ex-banqueiro no comando do Ministério da Educação, o melhor a fazer seria que nossos políticos fizessem penitência não é mesmo?
PINGAFOGO
Quem também está pê da vida com a Vale é o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT). Depois da audiência pública na Assembleia para discutir os riscos de rompimento de barragens em Itabirito e Ouro Preto e o sistema de “pare e siga”, implantado na BR-356 ninguém da empresa apareceu.
“A Vale não está respeitando o povo mineiro. O pare e siga está causando muitos prejuízos a diversos moradores que precisam vir a Capital todo dia, seja para trabalhar ou estudar. Vamos lutar para que esses prejuízos sejam reparados pela empresa”, avisou Alencarzinho.
Foram convidados para a audiência representantes do Uber, 99pop, Cabify, Wappa, Coopertáxi, da Frente de Apoio Nacional ao Motorista Autônomo (Fanma), do Procon Estadual e as delegadas Larissa Mascotte e Silvia Helena de Freitas Mafuz.
E daí? É que amanhã uma audiência pública vai discutir as relações de consumo entre usuários e aplicativos para tratar da mobilidade urbana na Comissão de Direitos do Consumidor e Contribuinte da Assembleia Legislativa.
Se 40% versus 35% é quase estar na margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa que registrou sobre a corrupção ter aumentado ou diminuído, o empate técnico já irrita. Afinal, o pessimismo aumentou. Antes eram 58% para diminuir. Basta, né?
.