Jornal Estado de Minas

PADECENDO

Cansei de ser sexy

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis



Me cansei, não estou a fim, não sou obrigada! Estou com 48 anos, e, como diz meu filho, 50 são os novos 30. Nesse momento da vida, tudo o que eu não quero é me olhar no espelho e achar que eu tenho que qualquer coisa.





Não tenho que usar maquiagem.

Não tenho que ter cabelo comprido.

Não tenho que pintar o cabelo ou ficar loira para esconder os fios brancos! Ah, eu amo meu grisalho, sinal de que tenho muita história para contar!

Também não tenho que fazer as unhas.

Não tenho que usar salto, nem em festa de casamento.

Não tenho que usar sutiã. Principalmente daqueles torturantes, cheios de arames e armações.

Não tenho que fazer Botox ou preenchimento para manter a aparência de quem dorme no formol.

Como é bom não ter que nada, não me sentir obrigada. Fazer essas coisas de mulher só se estiver a fim, se der na telha. Se um dia qualquer, eu acordar com vontade de ir ao salão, eu vou. Se um dia me der vontade de subir num salto bem alto, daqueles que se parecem mais com instrumentos de tortura medieval, eu subo. Salto só pode ser invenção masculina, de um sujeito muito sádico que gostava de ver mulher sofrer, não é possível! Estou na era do tênis. Meus pés agradecem!

Coisa boa poder ser básica. Sair de calça jeans, camiseta, tênis e bom humor!

Já fui escrava dos saltos, das unhas pintadas, da maquiagem básica de todo santo dia. Do código de vestimenta. Cansei.





Cansei de ser sexy. Me cansei de ter que parecer mais jovem. De ter que parecer mais bela. De ter que andar mais arrumada. De ter que me vestir de forma mais elegante.

Cansei de ser sexy. Estou cansada de atrair olhares, de chamar atenção. Quero mais é passar batido, sem ser notada. Sem ser julgada!

Sonha, Alice! Mulher é sexy sem precisar fazer nada disso! Passar batido? Não ser notada? Existe isso? Sábia Gabi Lessa, minha amiga, que disse:

“Os olhares, infelizmente, não vêm pela nossa conformidade ao padrão, mas pela cultura machista que diz aos homens que nossos corpos são públicos, objetos para satisfazê-los. Mas somos sexys para muito além do olhar deles.”

Verdades difíceis de engolir. Toda mulher sabe o que é ser observada como se fosse um produto na prateleira, pronto para ser escolhido, julgado e consumido. Triste é ver mulheres que querem estar nessa prateleira ocupando um lugar de destaque, julgando as demais.

Cansei de ser sexy, mas fico cada vez mais sexy só porque não sou obrigada!