Construções ardilosas
O tempo dá coceira. Ninguém fica indiferente a ele. Tasso, lá por 1500, encontra-lhe uma aplicação: "Perdido está todo o tempo que em amor não se gasta". "Tempo é dinheiro", responde-lhe Teodore Wanke quatro séculos depois. "O que o tempo traz de experiência não vale o que leva de ilusões", avalia Gabriel Pomerand.
Leia Mais
Hoje é a festa do cinema. Oscar tem plural?Ser chamado de medíocre? É ofensa. Ordinário não fica atrásApós bombardeio, emocionados, repórteres tropeçaram na expressão dar à luzÉ carnaval! Por que Darcy Ribeiro sugeriu o nome de sambódromo?A Páscoa, como os coelhos, se multiplicou em nosso vocabulárioHá dengues e dengues. Qual a diferença?Conosco ou com nós?
O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras como próprio, mesmo, todo: Os livros ficarão com nós todos. As crianças saíram com nós dois. Queremos estar de bem com nós mesmos.
Não aparecendo a palavra de reforço, usa-se conosco: As crianças saíram conosco. Queremos estar de bem conosco.
Mesmo
Para eu mesmo? Para mim mesmo? O pronome mesmo é zero à esquerda. Com ele ou sem ele, a regra permanece: Trouxe o papel para eu mesmo redigir. O livro é para eu mesma ler. O desafio é para mim mesma.
No caso, mesmo concorda com o gênero da pessoa. Quem fala é mulher? Use mesma. Homem? Dê a vez ao mesmo: O dinheiro é para mim mesmo, disse Paulo. Pediu para eu mesma falar, informou Maria.
Hora e ora
Olho vivo! Uma letra faz a diferença. Hora quer dizer 60 minutos. Ora significa agora, neste momento. Veja: Ganha R$ 10 por hora de trabalho. Por ora, estou desempregado. Na dúvida, troque seis por meia dúzia: Ganha R$ 10 por 60 minutos de trabalho. Por agora, estou desempregado.
Abreviatura
Nesta alegre Pindorama, fala-se português. Por isso a abreviatura de horas não suporta dois pontos (2:15), coisa de inglês. Aqui a redução segue regras próprias (2h, 2h15, 2h15min40). Viu? A redução é sem-sem-sem: sem espaço, sem plural e sem ponto depois da abreviatura.
Mas e mais
Mais tem quatro letras. Mas tem três. A razão: a grandona é o contrário de menos. Na dúvida, substitua a palavra por menos. Se a declaração ganhar sentido contrário, dê passagem ao mais: Comi mais (menos) do que Maria. Paulo é mais (menos) educado que Luís. Acordei mais (menos) disposto. Mas introduz ideia contrária. É conjunção adversativa. Joga no time de porém, todavia, contudo, entretanto: Estudei muito, mas não passei. (Substituí-la por mais? O contrário fica sem sentido. Xô!)
Demais e de mais
Ambas são formadas pelas mesmas palavras (de + mais). Mas exprimem ideias diferentes.
Demais significa demasiadamente: Comeu demais. Trabalha demais. Estava nervoso demais.
De mais quer dizer a mais, o contrário de de menos: Na confusão, recebi troco de mais (de menos). No pacote, veio um livro de mais (de menos). Não vejo nada de mais (de menos) no comportamento dele.
Em vez de x ao invés
Ao invés de = ao contrário de. É contrário mesmo, oposição: Morreu ao invés de viver.
Nas demais acepções = em vez, que quer dizer em lugar de, em substituição a. Foi ao cinema em vez de ir ao teatro.
Dica: deixe o ao invés de pra lá. Use em vez de. A locuçãozinha vale por dois: Morreu em vez de viver. Corre em vez de nadar.
Ao encontro x de encontro
Ao encontro de = em favor de ou na direção de: O projeto veio ao encontro de seus interesses. Caminhou ao encontro do filho.
De encontro a = contra, em sentido contrário a, oposição: O projeto vai de encontro às pretensões do governador.
Leitor pergunta
Confundo a ver com haver. Pode ajudar?
• Maria Pena, Guarujá
A ver = ter relação: Minha história tem tudo a ver com a de Paulo. O que uma coisa tem a ver com a outra?
Haver = verbo: Deve haver muitas ruínas na Ucrânia.