De acordo com um estudo realizado pela consultoria empresarial Accenture, organizações diversas e inclusivas são 6 vezes mais criativas e 11 vezes mais inovadoras que seus concorrentes. Diversas pesquisas têm demonstrado que promover mais inclusão aumenta o
O que é diversidade?
Quando falamos de diversidade nas organizações, estamos falando sobre a diversidade das equipes de trabalho em relação à idade, gênero, orientação afetivo-sexual, raça, etnia, religiões, nacionalidades, possíveis deficiências, entre outras questões. Times compostos por indivíduos com vivências e experiências diferentes são mais capazes de criar soluções que atendam às necessidades de um maior número de pessoas.
Promover organizações mais diversas é ampliar a participação das pessoas que se encontram entre os grupos minorizados ou sub-representados no quadro de colaboradores. Estes grupos passam por um processo estrutural de exclusão, sofrem preconceitos e têm menos acesso, por exemplo, às oportunidades de estudo, de trabalho e/ou de promoções no desenvolvimento de suas carreiras.
Promover diversidade no ambiente organizacional é criar ações afirmativas para aumentar a representação de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+, com deficiência e com mais de 50 anos, entre outros grupos, em todos os níveis hierárquicos. E isso traz benefícios para ambos os lados. De acordo com um estudo publicado pela Kantar, empresas com lideranças plurais têm performance superior à média de suas áreas.
O que é inclusão?
Inclusão é muito mais do que inserção, é sobre pertencimento. Ao construir um ambiente verdadeiramente inclusivo, são realizadas ações para que essas pessoas, antes segregadas, passem a ter não só acesso, mas os meios necessários para se tornarem protagonistas no ambiente em que foram inseridas.
Vale lembrar que o movimento para a inclusão nas empresas não se limita às pessoas com deficiência. Ele também deve ser aplicado na preparação do ambiente e das equipes para receber integrantes de todos os outros grupos minorizados. Adaptar o espaço físico com rampas e os eventos com intérprete de LIBRAS são ações de inclusão. Promover palestras ou rodas de conversa sobre a vivência das pessoas trans também é.
Para colher os frutos da diversidade é preciso atrair e reter os talentos diversos, sem esquecer de trabalhar a integração da equipe, promovendo um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas. Isso só é possível por meio da inclusão.
De acordo com uma pesquisa feita pelo LinkedIn, 72% dos profissionais acreditam que diversidade e inclusão serão levados em consideração nas próximas decisões de negócios. O Guia Exame de Diversidade no Brasil, mostrou que as empresas já estão apostando na Diversidade e na Inclusão com o objetivo de atingir resultados na melhoria no clima organizacional, no aumento da produtividade e no desenvolvimento de produtos e serviços.
www.diversificasa.com.br