Segunda-Feira, dá entrada no pronto socorro um adulto de 68 anos com queixa de dor de cabeça intensa e de início súbito. Terça-feira, um senhor idoso que já havia sido diagnosticado duas vezes com infarto é atendido no pronto socorro sem conseguir articular as palavras, a boca caída e sem conseguir ficar de pé.
Leia Mais
O que se sabe sobre a vacina da COVID-19 até agora?Acordou com enxaqueca ou com dor forte de cabeça? Saiba as diferençasO que fazer para não 'morrer de calor', literalmente Por que você ainda precisa se proteger muito contra a COVID-19?Os sintomas, gêneros e idades descritos aqui são diferentes, mas o diagnóstico é o mesmo: Acidente Vascular Encefálico, também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame, na linguagem popular.
Nessa quinta-feira (29), foi celebrado o Dia Mundial do AVC, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença. O AVC é um evento trágico de saúde ainda cercado de muitos mitos e medos e, como sempre, ter informações corretas é fundamental para que familiares e pacientes evitem danos maiores.
O cérebro recebe seu aporte de oxigênio e energia através do sangue que flui dentro dos vasos sanguíneos (as veias e artérias), e o AVC acontece quando há uma alteração nesse fluxo de sangue. Há duas formas de interrupção desse fluxo e o diagnóstico será:
- AVC isquêmico: Oclusão devido a um trombo, coágulo, gordura e outros fatores, porém sem extravasamento de sangue na cabeça.
- AVC hemorrágico: Oclusão e rompimento do vaso sanguíneo, com isso o sangue escorre dentro da cabeça - uma situação muito mais grave que a isquêmica.
O derrame é um evento de saúde trágico, pois apesar de conhecermos os fatores de risco não podemos prever com exatidão a sua ocorrência. Sabemos os grupos de risco e situações em que as estatísticas são mais desfavoráveis, porém ainda não conseguimos ter o total controle. O que sabemos bem é que o fator tempo de intervenção e tratamento estão diretamente ligados ao melhor desfecho e redução de sequelas.
Quais os principais sintomas do AVC?
Os sintomas mais clássicos de do derrame cerebral, ou AVE/AVC:
- Fraqueza ou dormência súbitas em um lado do corpo
- Confusão mental
- Dificuldade de falar ou entender
- Dificuldade de engolir
- Dificuldade de andar, tontura, falta de coordenação motora
- Náuseas, vômitos, dor abdominal
- Dificuldade de comunicar e compreender.
Todos esses sintomas são de início súbito e não é um caso de sintomas que vêm se arrastando por dias ou meses.
Fatores de risco:
- Hipertensão;
- Hiabetes;
- Tabagismo;
- Consumo freqüente de álcool e drogas;
- Estresse;
- Colesterol elevado;
- Doenças cardiovasculares, sobretudo as que cursam com arritmias;
- Sedentarismo;
- Doenças do sangue (hematológicas)
A campanha mundial de 2020 tem foco na prevenção, com o tema "Don't be the One" ("Não Deixe Que Seja Você"). Para conscientizar e mobilizar a comunidade, estão sendo realizadas palestras e atividades guiadas, inclusive para crianças. As ações envolvem organizações de todo o Brasil e do mundo, com destaque para o concurso de danças como forma de incentivar a prática de exercícios físicos. Tudo transmitido ao vivo pela internet por meio do site www.conexaoavc.com.br
Um dos grandes empenhos a nível mundial é que a população comum se conscientize e fique atenta para identificar precocemente sinais e sintomas de um possível AVC, fazendo com que isso se reflita no menor atraso de condução do paciente a um centro de atendimento médico de urgência.
A janela de manejo é muito pequena, os tratamentos iniciados em menos de quatro horas melhoram muito o desempenho do tratamento e reduzem bastante as eventuais sequelas. Devido à especificidade da língua, cada país desenvolve seus métodos para memorizar e ensinar sua população, no Brasil utilizamos o SAMU! SAMU além de um excelente transporte de urgência (que todos já conhecem) é também um mnemônico para se lembrar dos eventos de AVC.
S - Sorriso - Solicite a vítima que sorria e avalie o aspecto do sorriso e contorno da boca.
A - Abraço - Solicite que a vítima tente te abraçar e erguer os braços
M - Mensagem - Solicite que a vítima faça perguntas ou repita uma mensagem
U - Urgente - Acionar serviço de transporte imediatamente.
Os casos de AVC são muito variados e podem inclusive não ter sintoma e sequela nenhuma, como também um desfecho gravíssimo que é a morte. Fique atento, oriente seus amigos e familiares.
Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir um tema? Envie uma mensagem para mim: ericksongontijo@gmail.com