Já foi superado o jargão de que meninos vestem azul e meninas vestem rosa, mas o mês de novembro segue sendo o mês de alerta para a saúde do homem. Inicialmente, se tratava de um lembrete para a prevenção do câncer de próstata, porém atualmente podemos melhorar essa campanha para o mês que estamos com o foco nos nossos pacientes do sexo masculino e suas doenças mais prevalentes, dentre elas o câncer.
Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, em 2020 o Brasil aumentou em 65 mil os casos de câncer de próstata. Você deve ficar atento se preenche alguns dos critérios: idade maior que 50 anos; pai ou irmão com este diagnóstico; bebida, tabagismo e sedentarismo.
Leia Mais
Princípio de pneumonia. E agora?Sífilis não tem cara e nem idadeVacine-se! O óbvio precisa ser dito'E quando a infecção sobe para os rins?'A cistite, a relação médico paciente e a falta de examesComo mantra eu sempre repito: todo mundo precisa e deve ter um médico de referência. Qual é o melhor médico? O seu.
Fique atento se você ou um parente apresentar dificuldade para urinar, se aumentar o número de vezes que urina, alteração do jato urinário, ardor ou dor urinária, presença de sangue na urina ou no sêmem e dor ao ejacular. Como é mais frequente após os 50 anos, é a idade que devemos ficar mais alerta.
O câncer de próstata tem tratamento e quanto antes for diagnosticado melhor serão os resultados. Você acredita que a doença tem cura em até 90% dos casos? Essa resposta ao tratamento, claro, somente se for detectado de maneira precoce e com um bom tratamento. A consulta médica é a busca pela segurança, segurança de, se ocorrer alguma adversidade na avaliação ou nos exames, que seja conduzido de forma adequada. Uma prova que a prevenção é o melhor remédio.
Outro mantra que você precisa guardar no Novembro Azul: Não é necessário pedir exames devido a idade, é necessário pedir exame somente com indicação médica, com alterações na avaliação médica.
Novembro Azul: um momento de se recordar e cuidar da saúde masculina.