
Isso significa que quem viajou ou participou de festas vai, obrigatoriamente, voltar gripado ou com Covid? Não. De forma simples, isso significa exatamente o que aprendemos lá no começo da pandemia: quanto mais contato, quanto maior a aglomeração e quanto mais situações sem máscaras e medidas de higiene, maior serão as chances de contaminação. Estamos falando de vírus que são transmitidos por contato direto com uma pessoa infectada.
Um dos pontos importantes é: não é porque você esperou 8 horas para ser atendido ou porque os sintomas estão persistentes que haverá uma nova recomendação, um tratamento milagroso ou mesmo que seu teste irá mudar a conduta médica. Estamos diante de algo que mais de 90% dos casos serão tratados com medicamentos sintomáticos que em sua maioria são antiinflamatórios, antialérgicos e analgésicos. Os sintomas melhoram bastante com repouso e alimentação adequada. Por mais que todos os médicos queiram, não há milagre e precisamos seguir as recomendações e ter um pouco de paciência. A doença tem o tempo dela e nós temos o nosso tempo de recuperação.
A recomendação atual é:
Fique atento aos sintomas
Use máscaras
Higiene das mãos
Distanciamento Social
Não invista em tratamentos milagrosos
Não se apegue aos testes, mas sim em opiniões técnicas e avaliação individualizada de sua história médica.
Um detalhe importante: tenho muitas pessoas claramente sintomáticas que desejam descartar o que estão sentindo com os pedidos e resultados de exames. Os exames por si já são limitados. Confie mais no seu médico, confie na sua história e não queria mudar tudo por conta de um teste que tem suas limitações e falsos negativos.
Continue lendo os seus conteúdos favoritos.
Assine o Estado de Minas.

Estado de Minas
de R$ 9,90 por apenas
R$ 1,90
nos 2 primeiros meses