Estranho eu me senti tão íntima de alguém que mesmo sendo minha conterrânea não tive a oportunidade de conhecer, conversar, olhar nos olhos e tal. Talvez essa intimidade venha do que sinto todas as vezes que leio seus textos que parecem conversar comigo, que me respondem dúvidas que eu ainda nem sabia que tinha. Vira e mexe eu penso em você e ontem em especial pensei um pouquinho mais, afinal nesse dia primeiro de fevereiro de 2023 completou 88 anos do seu nascimento.
Eu acho que você já sabe, mas não mudou muita coisa desde que você se foi. A tríplice discriminação da mulher negra continua nos violentando por aqui, mas o nome se popularizou como interseccionalidade, os racistas por omissão continuam atuantes, como nunca, dentro e fora dos partidos políticos. A Assembleia Legislativa do nosso estado por exemplo foi ter deputadas negras somente agora em 2018, ainda sim apenas três, em um total de 77 parlamentares.
Ontem tomaram posse aqui no estado quatro mulheres negras e nenhum homem negro como parlamentar. Não preciso nem contar os dados resultante do processo do genocídio do nosso povo, até porque sei que a cada vinte três minutos você encontra com um jovem negro diferente recém chegado aí, mas não só jovens, lamentavelmente são tantos como o menino Miguel e a Agatha que não conseguem chegar sequer à adolescência.