O apagamento do conhecimento de determinados grupos sociais foi e ainda é uma constante nos espaços de poder, sejam eles na política institucional, na academia ou até mesmo na cultura. Essa hierarquização de saberes que dita que o conhecimento produzido pelo homem europeu ou por seus descendentes possuem mais legitimidade do que a de outros grupos tem provocado um epistemicídio que culmina na desqualificação do conhecimento produzido por qualquer outro indivíduo que não seja homem e branco.
Se a sociedade é tão diversa, por que mesmo que os cânones acadêmicos eleitos são tão parecidos? Esse corporativismo para se manterem como protagonistas do saber enterra vivo o conhecimento rico e plural de uma grande parcela da população. Um conhecimento que impacta diretamente nas relações sociais de quem é oprimido de múltiplas formas a ponto de conseguirem convencer, por exemplo, a população negra, que é a maioria numérica, de que ela é minoria. Pior do que isso, fazem com que a população negra se comporte e pense como minoria. Fazendo com que as reflexões sobre as desigualdades e falta de acessos se restrinjam a uma conversa rasa e sem um aprofundamento teórico necessário.
Em um país como o Brasil, que possui pouco mais de 500 anos – dos quais em quase 400 a população negra foi escravizada e a população branca escravizou – é cruel dizer que as relações raciais são um assunto novo e que há pouca reflexão e produção teórica sobre o assunto. Algumas pessoas se deixam convencer que é um assunto em voga, na moda e tal, mas vou adiantando que é um assunto inerente à formação da população do país, e acreditar nisso é cair na armadilha do racismo. Como diria Jurema Werneck: nossos passos vêm de longe.
Para ampliar horizontes e possibilitar reflexões fundamentadas que fujam do racismo, vou listar aqui só 50 intelectuais negras e negros que possuem obras publicadas para você pesquisar e conhecer. Faltou gente? Faltou, mas felizmente não cabe todo mundo em um único artigo.
- Abdias do Nascimento
- Adilson Moreira
- Alan da Rosa
- Alex Ratts
- Amauri Pereira dos Santos
- Ana Célia Silva
- Ana Cláudia Pacheco
- Ana Maria Gonçalves
- Beatriz Nascimento
- Carolina Maria de Jesus
- Cida Bento
- Conceição Evaristo
- Clóvis Moura
- Deivison Faustino
- Denis Oliveira
- Denise Ferreira da Silva
- Edmilson de Almeida Pereira
- Eduardo de Oliveira
- Gabriel Nascimento
- Geni Guimarães
- Gevanilda Santos
- Guerreiro Ramos
- Hedio Silva Junior
- Helena Theodoro
- Joselina da Silva
- Joel Rufino dos Santos
- Joel Zito de Araújo
- Jurema Werneck
- Kabenguele Munanga
- Leda Maria Martins
- Lélia Gonzalez
- Luiza Bairros
- Mãe Stella de Oxóssi
- Marcos Antônio Cardoso
- Maria de Lourdes Siqueira
- Milton Santos
- Mundinha Araújo
- Muniz Sodré
- Nego Bispo
- Nei Lopes
- Neuza Santos Souza
- Nilma Lino Gomes
- Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
- Renato Nogueira
- Rosa Margarida
- Sueli Carneiro
- Solano Trindade
- Tiganá Santana
- Thula Pires
- Zelia Amador de Deus