ÓPERA
ACESSIBILIDADE E EMOÇÃO
A nova temporada de La Traviata, de Verdi, tem novidade: a sessão do dia 22 terá o recurso de audiodescrição para deficientes audiovisuais. O aparelho será entregue com orientação do melhor local no teatro onde o emissor do sinal, em infravermelho, funciona melhor. A audiodescritora Anita Resende será a responsável pela tarefa. A temporada começa na próxima sexta-feira, 18.
LIXO ZERO
PELAS GERAÇÕES FUTURAS
A Fundação Clóvis Salgado também vai dar sua contribuição para as metas socioambientais defendidas pela ONU por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, a ideia é conscientizar todos – funcionários e o público frequentador do Palácio das Artes – e atuar com espírito de coletividade, fazendo escolhas de forma sustentável e melhorar a qualidade de vida para a atual e as futuras gerações.
***
Na programação, de 21 a 25, serão exibidos filmes sobre sustentabilidade, realizadas palestras com representantes de ONGs socioambientais, além de oficinas, caminhada ecológica e meditação guiada. Está prevista também uma rodada do Jogo da Carta da Terra, baseado no texto divulgado pela Unesco em 2000 – Carta da Terra, contendo valores e princípios para um futuro sustentável. A Semana Lixo Zero é promovida anualmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil em diversas cidades do país. No ano passado, mais de 100 cidades brasileiras aderiram ao projeto.
À MESA
MORTE E OUTROS TEMAS
Tema tabu, a morte ganha destaque no jantar temático com a psicóloga Luciana Rocha. O encontro está marcado para o dia 24, no Restaurante Un'Altra Volta, no Sion. “Quem já pensou em sair para se divertir e, ao mesmo tempo, falar sobre a morte? Mas saibam que, a cada jantar desses, os participantes saem mais vivos do que nunca. A proposta desse jantar é falar de forma descontraída sobre sentimentos, vivências e outras situações inusitadas que surgem quando tocamos no tema”, garante a psicóloga.
SOLIDARIEDADE
UM POR TODOS...
Alunos da Unidade Prado do Centro Universitário Estácio em Belo Horizonte arrecadaram mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis durante a Semana da Sustentabilidade e a Semana da Nutrição. O montante será dividido entre o Projeto Reconstruir, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, e a Associação Missão Brasil, que repassa doações a comunidades indígenas, quilombolas e sertanejas em cidades do Vale do Jequitinhonha.