GENILDO CAJÁ
Presidente da Raio de Sol
Com o GRES Raio de Sol, a coluna encerra a seção “O carnaval que virá” que, desde sábado, reuniu Unidos Guaranys, Canto da Alvorada e Imperatriz de Venda Nova, que, por meio de seus representantes, falaram, entre outras coisas, de mais um ano de suspensão dos desfiles na avenida. "Nós, sambistas, conseguimos entender a situação sanitária mundial, o que nos faz entender o adiamento pelo segundo ano consecutivo", opinou Genildo Cajá, presidente da Raio de Sol. "Mas como todo apaixonado pelo carnaval, sabemos a importância da realização da festa, carnaval não é somente festejo, é geração de renda, geração de postos de trabalho, diretos e indiretos. E nesse lugar de geração da cadeia cultural e econômica é que sentimos muito pelo adiamento. Mas sabemos da necessidade do adiamento."
Leia Mais
A escola de samba Unidos Guaranys está com o carnaval do ano no protótipoCanto da Alvorada vai homenagear os 50 anos do Palácio das Artes em 2023Suspensão do carnaval interrompe projeto social da Imperatriz de Venda NovaA vida de Freud, o pai da psicanálise, ganha o palco do Teatro CidadePergunta que vale 1 milhão: Como será o carnaval do ano que vem em BH?
Todo trabalho de 2022 será aproveitado para o ano que vem?
Sim, a escola optou por manter o enredo para 2023 e o trabalho até aqui realizado será mantido.
Qual o prejuízo para a escola e as comunidades da não realização do carnaval?
A escola de samba necessita dos eventos presenciais para ter meios de se organizar, e a não realização do carnaval, assim como dos demais eventos que envolvem a pré-produção do carnaval, prejudica em várias esferas, desce a geração de renda com os eventos ocorridos na escola e social, pois a escola de samba trabalha com o social na comunidade na qual está inserida.
Vocês acham que a COVID-19 é o grande empecilho para a não realização do carnaval?
Não podemos negar que as condições sanitárias não são propícias para a realização do evento. Se estivéssemos com o esquema vacinal e com a pandemia controlada, seria mais fácil pensar na realização dos desfiles.