Pode parecer fácil, mas escrever dedicatórias em livros não é. É preciso poder de síntese para correr contra o tempo. Para marinheiro de primeira viagem, que não quer repetir a mesma mensagem para todos, o trabalho é ainda mais tenso. Afinal, ninguém quer ficar muito tempo em pé, na fila. Mas com a paciência e o bom humor de quem compareceu, na segunda-feira (21/3), à Academia Mineira de Letras, o lançamento do livro “Diálogos da pandemia” foi uma noite agradável, marcada também pelo reencontro de muita gente que passou tempos sem se ver por causa da pandemia.
O livro é resultado do projeto Diário da Quarentena. De março a outubro de 2020, a coluna HIT publicou 210 textos de diretores, atores, empresários, adolescentes e dona de casa, em que cada um mostrava os efeitos diretos da pandemia.
O livro editado pela Astrolábio Edições reúne 40 textos e edições especiais publicadas na coluna do Estado de Minas durante o primeiro ano de isolamento social.
O livro editado pela Astrolábio Edições reúne 40 textos e edições especiais publicadas na coluna do Estado de Minas durante o primeiro ano de isolamento social.
Em junho do ano passado, o livro ganhou pré-venda no site da editora. Com movimentação coordenada pela coluna, um grupo se reuniu para aquisição de 150 exemplares, entregues a 150 bibliotecas da rede pública municipal de Belo Horizonte. Parte do dinheiro arrecadado foi doado ao Instituto Gil Nogueira (IGN).
"Só tenho a agradecer a todos que participaram deste livro tão significativo para a cultura mineira", disse Patrícia Nogueira, presidente do IGN. "A doação feita ao Instituto Gil Nogueira será muito importante para a execução do projeto Ler é Viver. Em 2022, estamos atendendo 29 escolas em 18 municípios mineiros, totalizando 6 mil alunos", disse ela. "Continuamos na luta contra o analfabetismo funcional, que, infelizmente, aumentou ainda mais nestes dois anos de pandemia."
Leia Mais
Coluna Hit, assinada pelo jornalista Helvécio Carlos, completa hoje 18 anosNem mesmo a pandemia apagou o fio de esperança que sustenta o teatroQuando a juventude pede passagem com o entusiasmo de erguer um país melhorDuas mil fotos de Guto Muniz estão disponíveis no site Foco in CenaA Tropicália pelas lentes de Marisa Alvarez LimaHá 35 anos, nascia o vanguardista Drosophyla, que agitou a noite de BHO presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, elogiou a iniciativa do livro, considerando-o uma joia. "Um registro histórico, um documento literário sobre a pandemia que vai vencer o desafio do tempo", afirmou, citando ainda a articulação de tantos autores “em torno da pandemia, efeito tão difícil”.
Os exemplares já podem ser adquiridos na Livraria Outlet do Livro, na Savassi.