Do próximo sábado (7/5) até o final de junho, um Fusca 1974, adaptado com alto-falantes, circulará pelas regionais Norte, Noroeste, Oeste e Pampulha de BH. Mas, ao contrário dos veículos que rodam pelas ruas anunciando ovos e frutas, ele estará em busca de histórias.
Os registros serão disponibilizados nas redes sociais do projeto. Quem quiser poderá acompanhar a ação ao vivo pelo Instagram.com/carrovo.itinerante/. Os depoimentos estarão disponíveis no soundcloud.com/carrovo_intervencaourbana. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
MEMORIAL
VISITA ILUSTRE
A coreógrafa Deborah Colker, que passou por BH para apresentar seu espetáculo “Cura”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, visitou o Memorial Vale acompanhada de sua equipe. Com o gestor do espaço, Wagner Tameirão, Deborah passeou pelos 31 ambientes que remetem à cultura e tradição de Minas Gerais. Durante a visita, Deborah também passou pela Feira do Memorial – especial Dia das Mães e conheceu alguns projetos, como o Flores do Carmo, de Itabira, as Bordadeiras de Ipoema e empreendedores de Itabirito.
ARAXÁ
PÃO E POESIA
Em seu 10º ano, o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) mantém a tradição de levar literatura à casa dos moradores da cidade no período que antecede o evento. Dessa forma, 13 padarias e estabelecimentos do município já estão embalando os pães em sacos de pão personalizados com poesias. Desta vez, os poemas são de Itamar Vieira Junior, o autor homenageado dessa edição do Fliaraxá. O público vai conhecer trechos dos poemas “Entre”, “México” e “Repetições”, impressos em sacos de pão de um, três e cinco quilos, respectivamente. No total, serão distribuídas cerca de 30 mil embalagens. “A ideia é genial e carrega muitos significados, afinal, o saco leva o pão, o alimento do corpo, e a poesia é o alimento da alma. A poesia é fundamental para o nosso tempo, por nos ofertar chaves para refletir sobre o mundo, o outro, sobre nós mesmos”, acredita Vieira Junior.
ALCEU VALENÇA
JUNINAS VÊM AÍ
Depois de dois anos, as festas juninas estão de volta. A saudade era tão grande que a abertura do arraiá foi antecipada para este mês. No último sábado de maio (28), será realizada a Festinha, animada por Alceu Valença, Du Monteiro, Breno Gontijo e Vavá. O local ainda é segredo.