Jornal Estado de Minas

COLUNA HIT

Desembargador José Fernandes Filho toma posse na Academia Mineira de Letras

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

O desembargador José Fernandes Filho foi empossado, na última sexta-feira (24/6) na cadeira de número 29 da Academia Mineira de Letras. Na solenidade comandada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o discurso de recepção foi feito por Patrus Ananias de Sousa e o diploma entregue por Olavo Romano.



O acadêmico vai ocupar a cadeira antes ocupada por Milton Campos, Pedro Aleixo, Gustavo Capanema, Murilo Badaró e Afonso Arinos de Mello Franco Filho. Ele foi eleito em 2020, mas só pôde tomar posse agora, em virtude da pandemia. 

Os cineastas Patrícia Ferreira (%u201CPará Yxapy%u201D) e Ariel Ortega (%u201CM%u2019bya Guarani: Kuaray Poty%u201D) foram homenageados na 17ª CineOP %u2013 Mostra de Cinema de Ouro Preto (foto: Leo Lara/Divulgação)

Professor, José Fernandes foi secretário-geral da UFMG e secretário de Estado da Educação no governo de Aureliano Chaves. Foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Presidiu o Colégio Brasileiro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Foi o principal idealizador da criação, no país, dos juizados especiais cíveis e criminais – que revolucionaram a prestação jurisdicional no país.





ON-LINE
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
 
Mariana Torres, cofundadora da Diversa Jobs, mestre em estudos de gênero, especialista em D&I e criadora no LinkedIn, é a convidada de palestra on-line, nesta quinta-feira (30/6), às 18h.

Na pauta, carreira, diversidade e inclusão. Para participar, basta enviar um e-mail para: carreiras@newtonpaiva.com.br. As inscrições podem ser feitas até as 12h de quinta. A iniciativa é do núcleo Newton Carreiras, do Centro Universitário Newton Paiva.
 
POP
SHOW NO MUSEU
 
Dolly Piercing e Iara de Andrade marcaram para o próximo dia 7 de julho, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, o show "A fascinante fábula da boneca trincada e o encantador de acordeon".



No roteiro, canções famosas nas vozes de Fernanda Abreu, Chico Buarque, Bethânia, Angela Maria, Rita Lee, Marina Lima, Madredeus, Marisa Monte e Madonna serão apresentadas em voz e  acordeom. "Tudo numa pegada lúdica, sensual e divertidamente emocionante, como sempre", aposta Dolly. Apresentação marcada para as 19h30.
 
CDL
FESTA NA PRAÇA
 
Nesta quarta (29/6), das 17h às 19 h, a escadaria do Centro Cultural Banco do Brasil vai se tornar palco da festa de aniversário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

COMO FAZER
CONTAR HISTÓRIAS
 
Instituto que atua há 11 anos em Belo Horizonte, o AbraPalavra lança seu primeiro livro, "Narração artística: Modos de fazer". A obra reúne 12 narradores de histórias, pesquisadores da palavra oral, que falam de temas como contar histórias em libras, a narração de histórias na primeira infância, a lenda do Vilarinho e suas atualizações, entre outros.