Jornal Estado de Minas

HIT

O projeto Vozes de Aço quer falar de temas urgentes por meio da música

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis


Artistas mineiros participam do projeto Vozes de Aço, coral idealizado por Fernando Bustamante, diretor da Cyntilante Produções, com a proposta de sensibilizar as pessoas sobre temas urgentes da sociedade por meio da música.



Canções brasileiras que abordam temáticas ativistas foram gravadas no formato de videoclipes, que serão lançados no YouTube (Vozes do Aço Oficial). Cada clipe irá abordar algum tema inclusivo, como antirracismo, combate à xenofobia, adoção, equidade de gênero, etarismo, LGBTQIAP+fobia e outros.

Cena do projeto Vozes de aço, que terá tranmissão pelo YouTube (foto: Fernanda Mota/Divulgação)


“A proposta do Vozes do Aço é ser um projeto “artevista” (arte ativista), diz Fernando Bustamante. O repertório inclui canções de Milton Nascimento (“Paula e Bebeto”), Adriana Calcanhoto (“Todo mundo tem”), Caetano Veloso (“Oração ao vento”), Sandra de Sá (“Olhos coloridos”) e Juliana Strassacapa (“Triste, louca ou má”).

Mais de 20 artistas que transitam pela música e as artes cênicas emprestam suas vozes, entre eles Dona Jandira, o designer Beto Maia, o bailarino Oscar Capucho e o intérprete de libras Jonnathan Libras.

O lançamento será no dia 12 de julho, Dia Nacional dos Direitos Humanos, com o clipe “Vozes de aço: Vale a pena” #LGBTQIAP fobia. O projeto seguirá até o mês de setembro e o público poderá fazer doações espontâneas pelo QRCODE nos créditos finais dos vídeos ou direto pelo site Vakinha.





LANÇAMENTO
CONTOS E CRÔNICAS

O escritor mineiro Louraidan marcou para sábado, 9 de julho, o lançamento de seu primeiro livro, “Escafandrista”, no Café do Palácio das Artes. Com prefácio de Laerte Coutinho, a obra reúne contos e crônicas escritos a partir de observações, escutas e conversas nas ruas com pessoas desconhecidas.

CHECK IN
PELO MUNDO

Depois de uma interrupção de dois anos por causa da pandemia, o International Camp 2022, parceria entre a Red Balloon e o NR Intercâmbio, será reiniciado neste mês de julho. O programa de viagens ao exterior com estudantes levará aproximadamente 200 jovens, divididos em três grupos, para Toronto, Londres e Los Angeles.