Os cem anos da Revista da Academia Mineira de Letras serão comemorados neste sábado (23/7) , em Ouro Preto, com lançamento especial da edição de número 81. O volume contém dossiê especial sobre as literaturas africanas em língua portuguesa e sobre poesia indígena. Traz dois textos de Ailton Krenak. Um sobre a infância e a avó dele. "Uma beleza", segundo o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Tavares.
"Faremos uma homenagem aos cem anos da nossa revista, que foi fundada em 1922 pelo então presidente da Academia, Mário de Lima, irmão de Augusto de Lima. O neto dele, Luiz Otávio de Lima Pereira, estará na solenidade, representando a família", informa Rogério.
Depois da solenidade na Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo, que é acadêmico, receberá convidados para almoço em sua casa, entre eles Nazaré Soares Fonseca, especialista em literatura africanas de língua portuguesa; Ailton Krenak, Maria Inês de Almeida, especialista em literatura indígena, que é sogra de Bruno Pereira, assassinado no Vale do Javari, na floresta amazônica.
As galerias foram selecionadas pelo Comitê Curatorial da ArtRio, formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
A organização da ArtRio tem confirmada a ida de 120 colecionadores de fora do Rio de Janeiro exclusivamente para a feira. O grupo inclui cerca de 30 visitantes internacionais, de diferentes países.