Obras raríssimas, como o “Soneto da buquinagem”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, exemplar de uma tiragem de apenas 100 cópias, além de obras de referência sobre Minas Gerais, álbuns antigos, ilustrados com fotografias do final do século 19 e início do 20, acervo valioso, serão leiloados, pela internet, nos próximos dias 30/8 e 31/8.
Merece destaque também o lote 550: um cardápio assinado por Juscelino Kubitschek, Cecília Meireles, Clóvis Salgado e outras 11 personalidades que estiveram no almoço ocorrido em Ouro Preto, em 21 de abril de 1955, pouco depois de JK haver renunciado ao cargo de governador do Estado de Minas Gerais, para concorrer à eleição que o sagrou presidente, em outubro de 1955. Seu vice, Clóvis Salgado, assumiu então o governo de Minas, para que Juscelino dispusesse do tempo necessário para articular sua campanha em nível nacional.
O histórico almoço em questão se deu no mesmo dia do encerramento do primeiro Festival de Ouro Preto, do qual participaram a escritora Cecília Meireles, o historiador de música brasileira e diplomata Vasco Mariz e o maestro Eleazar de Carvalho, cujas assinaturas estão no cardápio.