Jornal Estado de Minas

COLUNA HIT

Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmônica emociona crianças em Confins



Helvécio Carlos

Concerto de câmara gratuito apresentado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais mudou o movimento do aeroporto de Confins.
 
No início da tarde desta quarta-feira (19/10), aproximadamente 300 pessoas, entre elas 100 alunos das escolas de Lagoa Santa, acompanharam a performance do Quinteto de Sopros, formado por Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Adolfo Cabrerizo (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa).




 
No repertório, obras de Jacques Ibert, Radamés Gnattali, Samuel Barber, Catulo da Paixão Cearense, Joaquim Antonio Callado, Jacob do Bandolim e Astor Piazzolla. A garotada ficou com os olhos vidrados na música e nas informações sobre o papel de cada instrumento.
 

TURNÊ

JONATHAN FOURNEL

O pianista francês Jonathan Fournel, de 28 anos, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em 2021, fará duas apresentações em Belo Horizonte com a Filarmônica de Minas Gerais, em 17 e 18 de novembro, sob a batuta do regente convidado Marcelo Lehninger. Os concertos encerram a turnê brasileira do músico, que passará por São Paulo, Manaus e Curitiba antes de tocar na capital mineira.
 

PARA CRIANÇAS

CLUBE DA ESQUINA 

O projeto Mostra Cultural Clubinho da Esquina para a Primeira Infância, destinado a crianças de 1 a 6 anos, segue visitando as escolas municipais de ensino infantil (Emei) ou creches, em periferias da cidade com sintomas de vulnerabilidade social, selecionadas por regional da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH).




                                                   • • •
Nove instituições estão recebendo ações do projeto, que visa ao resgate e à criação de memória do Clube da Esquina com as crianças, tendo os seus professores como mediadores. Na prática, o corpo docente é treinado pela coordenadora pedagógica, grande conhecedora do Movimento Clube da Esquina, professora de música e cantora Bianca Luar para a formação de equipes em práticas musicais integradas com as crianças, em torno da prosa poética, performática, melódica e de valor cultural da obra do Clube da Esquina, uma das referências culturais de Minas Gerais e do Brasil.
                                                   • • •
Segundo Virgínia Câmara, produtora do projeto, os professores das instituições estão sendo instrumentalizados com material didático-pedagógico, que será repassado às crianças por meio de técnicas musicais e oficinas. “Ao fim do projeto, as mostras culturais passam pelas escolas e são abertas aos familiares e à comunidade, com a apresentação dos trabalhos das crianças com a temática Clube da Esquina. Bianca Luar realiza um pocket show em que todos cantam juntos as canções”, explica.