O tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura homenageia, neste ano, o legado de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), com o tema “Flores para Guignard”.
Leia Mais
Feijão Solidário, evento da Jornada Solidária, está marcado para sábadoBloco Bartucada reabre inscrições para oficinas de formação de bateriaIntervenção urbana que sinalizou com placas córregos de BH ganha livroAcademia Mineira de Letras vai comemorar os 120 anos de nascimento de JKMichel Teló e vencedores do 'The voice' são atração no MinascentroA primeira presença no Ateliê Aberto do Presépio 2022 na Casa Fiat de Cultura foi de Yara Tupynambá, ex-aluna de Guignard. As flores, as folhagens e a vegetação que irão compor o cenário natalino serão criadas com materiais recicláveis, como caixa de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornal.
Para quem quiser participar do presépio colaborativo, o ateliê é realizado de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 18h. A abertura do presépio da Casa Fiat de Cultura será em 30 de novembro.
MODERNISMO
VALOR DA CULTURA
O ator Pascoal da Conceição, que interpreta o escritor Mário de Andrade no teatro, visitou a Prefeitura de Belo Horizonte caracterizado como o personagem. Além de expoente do modernismo brasileiro, Mário de Andrade (1893-1945) é considerado o primeiro secretário municipal de Cultura do Brasil, por ter participado da criação e dirigido o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, em 1935. Sua gestão foi fundamental para colocar a cultura no centro das políticas públicas de Estado.
***
Pascoal da Conceição foi recebido pela secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, e pelo secretário municipal adjunto de Cultura, Gabriel Portela. Em seguida, eles caminharam até as esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, na esquina da Rua Goiás com a Rua da Bahia, e seguiram para a prefeitura, onde o ator foi recebido pelo prefeito Fuad Noman.
***
“Visitar Belo Horizonte é visitar esse ponto de vista da cultura, porque a garantia da nossa humanidade, que são valores como liberdade, justiça, igualdade, é trazida pela cultura. Estar trabalhando a cultura é estar do lado da dignidade humana e trazer Mário de Andrade e seus poemas, é trazer essa grandeza humana”, disse o ator, que na próxima terça (1º/11) apresenta o espetáculo “Mário de Andrade desce aos infernos”, no Palácio das Artes. O evento faz parte das comemorações dos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, de quem Mário de Andrade foi amigo e conselheiro, e integra as ações do programa O Modernismo em Minas Gerais.
NO LANÇAMENTO DA REABERTURA DO GRANDE HOTEL...
NO LANÇAMENTO DA REABERTURA DO GRANDE HOTEL...