Jornal Estado de Minas

HIT

Guignard é a inspiração para presépio colaborativo da Casa Fiat de Cultura

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis

 
O tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura homenageia, neste ano, o legado de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), com o tema “Flores para Guignard”.
 
Ambientado em uma Belo Horizonte dos anos 1940, o presépio será representado em um jardim inspirado no Parque Municipal, onde o artista gostava de dar aulas em meio à paisagem. O público é peça fundamental para a construção do presépio junto ao artista e curador do presépio, Leo Piló.




 
A primeira presença no Ateliê Aberto do Presépio 2022 na Casa Fiat de Cultura foi de Yara Tupynambá, ex-aluna de Guignard. As flores, as folhagens e a vegetação que irão compor o cenário natalino serão criadas com materiais recicláveis, como caixa de sabão em pó e cereais, embalagens de papel e papelão, plástico e jornal.
 
Para quem quiser participar do presépio colaborativo, o ateliê é realizado de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 18h. A abertura do presépio da Casa Fiat de Cultura será em 30 de novembro.

MODERNISMO

VALOR DA CULTURA

O ator Pascoal da Conceição, que interpreta o escritor Mário de Andrade no teatro, visitou a Prefeitura de Belo Horizonte caracterizado como o personagem. Além de expoente do modernismo brasileiro, Mário de Andrade (1893-1945) é considerado o primeiro secretário municipal de Cultura do Brasil, por ter participado da criação e dirigido o Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, em 1935. Sua gestão foi fundamental para colocar a cultura no centro das políticas públicas de Estado.





***

Pascoal da Conceição foi recebido pela secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, pela presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, e pelo secretário municipal adjunto de Cultura, Gabriel Portela. Em seguida, eles caminharam até as esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, na esquina da Rua Goiás com a Rua da Bahia, e seguiram para a prefeitura, onde o ator foi recebido pelo prefeito Fuad Noman.
 
***

“Visitar Belo Horizonte é visitar esse ponto de vista da cultura, porque a garantia da nossa humanidade, que são valores como liberdade, justiça, igualdade, é trazida pela cultura. Estar trabalhando a cultura é estar do lado da dignidade humana e trazer Mário de Andrade e seus poemas, é trazer essa grandeza humana”, disse o ator, que na próxima terça (1º/11) apresenta o espetáculo “Mário de Andrade desce aos infernos”, no Palácio das Artes. O evento faz parte das comemorações dos 120 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, de quem Mário de Andrade foi amigo e conselheiro, e integra as ações do programa O Modernismo em Minas Gerais.

NO LANÇAMENTO DA REABERTURA DO GRANDE HOTEL...

Lizete Ribeiro, o vice-governador eleito, Mateus Simões, e Fernanda Bicalho (foto: Victor Ataíde/Divulgação )
Anna Claudia Wanderley e Wilter Machado (foto: Victor Ataíde/Divulgação)
Luciana Saraiva, Carolina Vaz, Clarissa Vaz e Fabi Lopes (foto: Victor Ataíde/Divulgação)