A chef Rachel Palhares, do Relicário Gastronomia, de Diamantina, foi a vencedora da segunda edição do Made in Minas Gerais, que lotou a Praça da Savassi no final de semana. Ela conquistou o público com o prato Carne de lata – Pernil de porco caipira conservado em lata, desfiado e acompanhado de crispy de couve e lâminas de maçã com azeite picante.
Leia Mais
Prêmio da Academia Mineira de Letras será lançado na quinta-feira (25/3)Estação Criativa, projeto que incentiva a leitura, completa 15 anosO mundo com Rita Lee sempre foi mais felizAdriana Araújo e Aline Calixto são convidadas do projeto Universo FashionChef mineiro convida a mãe para cozinhar com ele em evento no Mercado NovoGarage Sale Design BH, que reúne lojas do setor de decoração, começa hojeRachel, que recebeu o Troféu Dona Lucinha, homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, foi a primeira chef a vencer o Made in Minas Gerais. Natural de Belo Horizonte, desde a infância ela frequentava a casa das avós, onde pôde conhecer o tempero do Norte mineiro e desfrutar do universo mágico que uma cozinha de confeiteiro pode oferecer. Ela cursou nutrição e gastronomia.
Em 2014, Rachel abriu o Relicário Gastronomia, em Diamantina, que propõe uma viagem dos sentidos por meio da culinária e de sua própria decoração, com objetos do cotidiano da cidade que teve parte de sua história escrita a partir do garimpo de diamantes. A cozinha é contemporânea, com tendência a releituras que usam ingredientes brasileiros. O idealizador do Made in Minas Gerais, Jordane Macedo, já anunciou a quarta edição na Savassi para maio de 2024.
GRAVIDEZ
DISCUSSÃO NA TELONA
Novo filme de Pedro Amorim, "Derrapada", que trata da gravidez na adolescência, ganhou sessão especial que reuniu estudantes de escolas públicas de Cataguases e Leopoldina, incluindo alunos da escola que foi cenário do longa. Após a exibição, foi realizado debate sobre o tema. "Eles ficaram vidrados no filme. No debate, todos permaneceram até o fim", diz Izabella Faya, corroteirista e produtora executiva do filme.
Ela conta que uma aluna chegou a fazer um manifesto. "Leu super nervosa para todos e revelou como foi importante para ela ver que um professor respeita e estimula Alicia (protagonista) a ser líder na escola. Vários alunos trouxeram suas vivências pessoais e total identificação com os personagens, principalmente no que diz respeito à ausência de responsabilidade paterna e à repetição da gravidez na adolescência", conta a corroteirista. Estrelado por Heslaine Vieira, Matheus Costa e Nanda Costa, "Derrapada" entra em cartaz em 22 de junho.
CCBB
EDITAL CONCORRIDO
Em junho, o CCBB deve divulgar o resultado do edital do centro cultural. Os números de inscritos chamam atenção: 6.617 projetos, divididos nas categorias artes cênicas, com 2.737 propostas; cinema, 570; exposição, 1.087; ideias, 629; música, 1.149; e programa educativo, 445. A maior parte dos projetos (3.452) para o CCBB Belo Horizonte, com destaque para artes cênicas, 1.605; cinema, 251; exposição, 526; ideias, 280; música, 626; e programa educativo, 164.
MARIA DA PENHA
QUEM AMA NÃO MATA
A advogada e ativista Isabel Araújo, presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência contra a Mulher da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil/MG, participa de aula aberta sobre a Lei Maria da Penha. O encontro ocorrerá na quinta-feira (25/5), às 19h30, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, organizado pelo movimento feminista mineiro Quem Ama Não Mata e pela Comissão de Mulheres Jornalistas, do próprio sindicato.