A Fundação de Educação Artística (FEA), que está comemorando seus 60 anos em 2023, estabeleceu parceria com a Orquestra de Cordas Inhotim para incentivar a produção e divulgação da música de concerto em Minas Gerais. O grupo ensaia às segundas-feiras à tarde na Sala Sergio Magnani, da FEA. Os jovens instrumentistas vêm interpretando repertório selecionado pelo maestro Leandro Oliveira.
Entre os jovens da Orquestra de Inhotim, 40% são mulheres. Vinte e cinco integrantes do grupo obtiveram bolsas; quatro deles se formaram na Escola de Música de Inhotim, em Brumadinho. A temporada de apresentações começa em julho e seguirá pelo segundo semestre.
Quatro concertos serão realizados na Sala Sergio Magnani. Todos eles precedidos de palestras sobre o repertório ministradas pelo maestro Leandro Oliveira, doutor em música e com experiência de 15 anos nas conferências que antecederam apresentações da Osesp. Com isso, a FEA e a Orquestra Inhotim contribuem para a divulgação de repertórios pouco conhecidos, sempre com o caráter didático que marca as duas instituições.
NO TELÃO
EMOÇÃO EM FAMÍLIA
“Nós, a gente”, show que abre o Festival Sensacional, nesta sexta-feira (23/6), promete emocionar a plateia com Gilberto Gil e família cantando sucessos marcantes da trajetória do baiano. Além disso, o cenário criado pela SuperUber promete arrancar suspiros com projeções de imagens de momentos íntimos do passado e presente do cantor, seus parceiros e familiares, selecionadas nos arquivos do Gil e no acervo pessoal da família, inclusive do celular de Flora Gil, mulher dele.
“São vídeos inéditos selecionados a dedo para completar esse show de talento e afeto”, diz Liana Brazil, diretora criativa da SuperUber. As cenas são complementadas por animações com padrões africanos, paisagens e animações minimalistas.
Gil estará acompanhado por Bem Gil (vocal, guitarra e baixo), José Gil (vocal e bateria), João Gil (vocal, guitarra e baixo), Pedro, Lucas e Gabriel Gil (percussão), Bento Gil (percussão e violão), Francisco Gil (vocal e violão), Flor Gil (vocal e teclado), Mariá Pinkusfeld (vocal), Preta Gil (vocal) e Nara Gil (vocal).
INHOTIM
ORA, BOLAS!
Yayoi Kusama, a artista japonesa obcecada por bolas e pontos, ganha galeria permanente em Inhotim em 15 de julho, que abrigará as obras “I’m here, but nothing” (2000) e “Aftermath of obliteration of eternity” (2009). O projeto do espaço é assinado pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma). A área de 1,4 mil metros quadrados fica perto da Galeria Cosmococa e do Jardim Veredas. Já o projeto paisagístico foi criado pela equipe do jardim botânico do Inhotim.