É o caso, por exemplo, do Natal Luz de Gramado , no Rio Grande do Sul, que é o maior evento de Natal do país. Este ano, por causa da pandemia , alguns ajustes foram necessários para garantir a segurança de turistas e comunidade local, evitando riscos desnecessários, sem deixar de aproveitar a data. Serão 101 dias de evento, de 22 de outubro de 2020 a 30 de janeiro de 2021 e toda a programação será gratuita. Portanto não haverá espetáculos pagos, teatros musicais ou desfiles. Mas para quem já foi, sabe que só a programação gratuita impressiona, e muito!
Com uma dose ousadia, criatividade e envolvimento da comunidade o projeto do Natal Luz de Gramado previa o embelezamento da cidade com a temática do Natal. E assim foi! Luzes e enfeites natalinos por toda a cidade, sonorização temática nas vias públicas e em parceria com os comerciantes e um concerto de Natal, com coral, poesias e fogos de artifício. Ao longo desses 35 anos, o evento foi só se aprimorando e cada vez contando com mais apoio de empresários locais. E hoje, se transformou em um grande parque temático do Natal.
Curitiba também tem um Natal bem conhecido. A capital do Paraná entra no clima natalino com os prédios enfeitados, presépios, árvores e muitas luzes! Mas o coral de crianças nas janelas iluminadas do Palácio Avenida, tem a medida certa de emoção.
Campos do Jordão , no interior de São Paulo, destino clássico de inverno tal qual Gramado, também se destaca quando o assunto é natal, com decoração especial e claro, muitas luzes e apresentações culturais.