Sabemos também que além da preservação, existem retornos ambientais que esses locais dão para a humanidade, mesmo para quem não frequenta os ambientes de natureza. Mas cá pra nós, passear em um parque todo cuidado e preservado é bom demais né?! E se além de todo o cuidado com as questões ambientais e de manutenção, esse parque estiver prontinho para te receber como visitante?! E se você, ao planejar seu passeio, souber que tem toda uma estrutura de trilhas, roteiros, guias e locais de alimentação?!
Alguns parques naturais do mundo já possuem um uso turístico bastante elaborado, como é o caso do Parque Nacional de Yosemite , que fica nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo. Por lá, eles recebem cerca de três milhões de visitantes por ano. E é bem fácil achar informações sobre o parque, sua história e os passeios possíveis em diversos sites e blogs de turismo, em diversos idiomas.
Por isso, acredito que esta iniciativa será positiva para moradores e turistas. Por ora, ficamos esperando sair a primeira concessão, que será o conjunto de 3 unidades que compõem a Rota de Grutas Peter Lund: o Parque Estadual do Sumidouro, entre os municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, no município de Sete Lagoas, e o Monumento Natural Estadual Peter Lund, em Cordisburgo. Segundo o IEF, as três unidades têm reconhecimento internacional devido às pesquisas arqueológicas realizadas pelo cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund na região e são importante patrimônio ambiental do Estado. Então já dá para imaginar toda uma estrutura de serviços voltada para o melhor entendimento e aproveitamento dessas unidades como atrativos turísticos, capazes de unir de maneira literal natureza, cultura e história. Tem receita melhor?!