
O Barão de Cocais, como ficou conhecido José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, nasceu na Fazenda da Cachoeira à 2 quilômetros da charmosa Vila Colonial de Cocais. O município, localizado na região do Circuito do Ouro, em Minas Gerais, fica bem próximo ao Caraça, e já possui algumas singularidades. Todo ano acontece a Festa dos Pés de Pomba, uma alusão à terra vermelha que sujava os pés dos moradores da cidade e acabou se tornando motivo de tanto orgulho que virou até uma festa. Por lá também é possível experimentar quitandas mineiras deliciosas, e uma goiabada que certamente será uma das mais gostosas que você vai experimentar na vida.
Barão de Cocais decidiu investir em uma bela iluminação de natal e uma programação recheada de cantatas e apresentações musicais, folia de reis e até uma moderna projeção mapeada no Santuário de São João Batista, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que sozinho já um belo patrimônio e digno de uma visita especial, afinal foi o primeiro projeto arquitetônico do mestre barroco Aleijadinho. Ele esculpiu ainda a imagem de São João Batista em pedra sabão e projetou a tarja do arco cruzeiro no interior da Matriz, que possui altares folheados a ouro e a pintura do teto é atribuída ao mestre Ataíde. Então imagine uma projeção mapeada neste monumento!
Na retomada do turismo, o município deBatizado de "Luzes de Barão", o evento vai iluminar por quase um mês alguns dos principais pontos do município, como a Praça Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de São João Batista e o distrito de Cocais. De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Gabriel Cassoli "O 'Luzes de Barão' promete ser um dos maiores eventos já realizados no município no que se refere às celebrações natalinas. Nossa expectativa é que, neste momento que iniciamos um pós-pandemia, as manifestações culturais e artísticas do evento reflitam no sentimento de esperança que desejamos para 2022", pontuou. Ou seja, o evento marca no município o momento de investimentos sólidos no turismo.
No Brasil, estamos acostumados sempre aos mesmos destinos que investem nas decorações de natal. Gramado, Curitiba e Tiradentes já fazem isso lindamente, há anos. Mas temos que concordar que possuímos diversos destinos que podem, e devem investir em uma data que mexe tanto com a emoção de todos nós. E se mexe com a nossa emoção, pode também movimentar o comércio e todo o setor, contribuindo para que o ano de 2022 seja produtivo para o setor do turismo e mais ainda para aqueles que viajam, e estão procurando emaranhar Brasil adentro para conhecer cada canto da nossa cultura.
A inauguração das “Luzes de Barão” acontece no próximo dia 01 de dezembro, às 19h30 na Praça Nossa Senhora Aparecida, e a programação se estende tanto pela cidade quanto pelo distrito de Cocais, que merece uma visita e um pernoite na vila que é tão histórica, que além de abrigar nossa história colonial, abriga também um sítio arqueológico! Mas aí já é uma outra história.
Quer saber mais sobre turismo, além de apenas dicas de viagem? Me siga no Instagram @blogdaisabellaricci ou acesse blogdaisabellaricci.com.br.