Lembro-me de uma Copa América em que, sozinho na área, meteu a mão na bola e cometeu penalidade, eliminando o Brasil. Se não me engano, em 2015. Dunga o rejeitou na sua segunda passagem, mas Tite parece querer perder outra vez, mantendo esse péssimo zagueiro. É sabido da amizade de Silva e Neymar, isso pode pesar para o treinador.
Com Militão, nossa zaga estaria bem servida, já que não gosto de Marquinhos também. Preocupa-me a péssima fase do goleiro Alisson, dos laterais-esquerdos e do péssimo Danilo. Eu esperava que Rodinei, o melhor lateral do país, tivesse sido convocado, mas Tite achou por bem não.
Seleção tem que ter os melhores jogadores do momento. Se Danilo já provou ser fraco, por que não dar chance a Rodinei? Weverton, do Palmeiras, é o melhor dos três goleiros. Deveria ser o titular.
Se Tite puser Neymar como um típico 10, poderá ter um ataque sensacional, e aí as chances do Brasil aumentam, desde que troque Alisson por Weverton, Daniel Alves e Danilo por Rodinei, Marquinhos e Thiago Silva por Militão e Bremer. Mas ele não fará isso, e temo por mais uma eliminação precoce.
Entendo as preferências dos treinadores, mas, jamais entenderei a teimosia. Contra fatos não há argumentos: o que Daniel Alves e Thiago Silva ganharam na Seleção? Não me venham falar em Copa América ou das Confederações - que, aliás, nem existe mais. O que vale é Copa do Mundo, e nesse quesito, foram de mal a pior.
Espero que Tite mantenha sua cabeça na juventude. Não entendi levar apenas Danilo como lateral-direito. Era para levar Rodinei, por de titular e testá-lo de uma vez.
Que a lista final, em novembro, tenha os jovens convocados agora, os dois zagueiros citados e Weverton no gol. As chances de hexa aumentarão, se Tite não for teimoso e entender que tirando seus "protegidos" ganham o povo, o Brasil e, fundamentalmente, o próprio treinador. Depois não digam que não avisei.
O Gigante voltou
Na Nike, nos Estados Unidos, em visita com R10, ele disse que vem muita coisa boa, o que confirma a informação de uma fonte de que "o torcedor azul terá notícias extraordinárias neste mês". Quem sabe começa pelo fornecedor de uniformes, já que Ronaldo é contratado vitalício da Nike?
É bom ver a nação celeste feliz, mas faço um apelo a Ronaldo: esconda a taça de campeão da Série B, que o Cruzeiro deverá ganhar, bem no fundo da galeria de troféus. Deixe sempre à frente as seis Copas do Brasil, os quatro Brasileiros e as duas Libertadores.
Observe, Ronaldo, que no Brasil poucos times têm essa quantidade de taças. São Paulo, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Santos e Palmeiras com certeza juntam-se ao Cruzeiro em conquistas importantes! Parabéns pelo trabalho sério, transparente e competente. O Gigante voltou ao lugar de origem: a Série A!