O próprio técnico, Paulo Pezzolano, deixou claro que não há a menor condição. Sei que Ronaldo e sua equipe trabalham com os pés no chão e a cabeça no lugar, mas será fundamental irem ao mercado contratar.
A Série A na próxima temporada terá os grandes que lá estão e mais os grandes que já subiram, Grêmio e Cruzeiro, e pode ter também outros dois gigantes, Bahia e Vasco. Como estão caindo este ano equipes de porte menor e nenhum grande, a briga será acirrada e o descenso, muito provavelmente, terá um ou dois times grandes.
E ainda terá o problema das ações na Justiça, de ex-funcionários, com dívidas monstruosas. É preciso saber se a SAF terá isenção sobre as dívidas do Cruzeiro ou se será parte integrante na hora de pagar. Fábio, Dedé e outros têm milhões a receber e, com certeza, a Justiça vai ter que resolver essa questão. Será que eles aceitariam entrar numa fila de credores e esperar para receber a perder de vista? Acho pouco provável.
O Cruzeiro voltou para não cair mais e é preciso pegar os exemplos de grandes equipes que caíram mais vezes. Vasco (4), Botafogo (3), Palmeiras (2) Grêmio (3) e por aí vai. Aliás, vale lembrar que somente Flamengo, Santos e São Paulo jamais caíram no Brasileirão. Então, Ronaldo, mãos à obra. O time subiu há muito tempo e o mercado está borbulhando. Use sua capacidade, competência e qualidade, para ousar e buscar jogadores de nível A. Será a única chance de se manter na elite, com campanha digna, que corresponda a tradição do Cruzeiro Esporte Clube.
Estádio para 100 mil
Nos últimos quatro anos, ganhou duas Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil, o que mostra a qualidade do time e a contratação de jogadores de alto nível. Craque não há nenhum, pois o futebol brasileiro só tem Neymar nessa condição e, mesmo assim, ele joga na França. Porém, ter De Arrascaeta, Gabigol, Everton Ribeiro e Pedro no mesmo time é um privilégio para poucos, pois são excepcionais jogadores.
O clube fala em contratar mais e também em vender. Somente nos últimos tempos, o clube faturou mais de R$ 1 bilhão em vendas de atletas e deverá vender João Gomes, grande revelação da temporada.
É preciso entender quando o time envelhece e necessita de reposição. Do time vice-campeão da Libertadores, ano passado, apenas cinco jogadores que participaram daquela derrota estavam em campo contra o Athletico-PR: DeArrascaeta, Everton Ribeiro, Gabigol, Davi Luiz e Filipe Luíz. Santos, Rodinei, Léo Pereira, João Gomes, Thiago Maia e Pedro foram titulares nesta decisão e na temporada, o que mostra que o rubro-negro fez uma renovação em 60% do seu grupo titular.
É assim que tem que ser. Achar que um time campeão do ano anterior pode se manter em alto nível pode custar caro. É preciso renovação, gás e gente nova.
E que venha o Real Madrid. A distância do futebol brasileiro para o europeu é abissal, mas tudo é possível em se tratando de Flamengo. Contra o Liverpool, em 2019, perdeu na prorrogação e jogou com dignidade, encarando o adversário de igual para igual. Vamos ver o que o rubro-negro conseguirá. Mas que está no caminho certo, disso não temos a menor dúvida. No Brasil, nem mesmo o Palmeiras está no patamar do Flamengo. Contra fatos não há argumentos.