Como ninguém é jovem para sempre, à medida em que a expectativa de vida dos brasileiros vai aumentando, não importando a cor, gênero ou classe social, provavelmente experimentaremos o etarismo – preconceito de idade.
Segundo o relatório global sobre preconceito etário da OMS – Organização Mundial da Saúde, de março de 2021, estima-se que uma em cada duas pessoas no mundo tenha atitudes discriminatórias devido a idade.
O “etarismo”, que é a discriminação por idade, leva a precarização da saúde do idoso, promove o isolamento social, causa mortes prematuras. Estima-se que o etarismo custe bilhões às economias.
- Leia: Preconceito é caretice, basta de piadas e comportamentos racistas
O “etarismo”, que é a discriminação por idade, leva a precarização da saúde do idoso, promove o isolamento social, causa mortes prematuras. Estima-se que o etarismo custe bilhões às economias.
- Leia: Preconceito é caretice, basta de piadas e comportamentos racistas
Segundo Goethe, para que se tenha uma vida plena é preciso dedicar cinco minutos ao dia para contemplar, escutar ou pensar em algo bonito. Pensar em como lidamos com a idade – a nossa e a dos outros – e na forma como a abordamos é agir de maneira bonita
Você sabe quais frases e comentários ditos aleatoriamente são etaristas? Muita gente não sabe, mas várias expressões que usamos com frequência são etaristas, mesmo que não tenhamos a intenção de ser.
Selecionei 9 frases e comentários etaristas que podem e devem ser evitados:
Selecionei 9 frases e comentários etaristas que podem e devem ser evitados:
01 – Nossa, você não parece a idade que tem!
Dito dessa forma, aquela pessoa, pela idade que tem, deveria estar mais feia. Qual o incômodo de estar com a aparência da própria idade?
02 – Você deve ter sido muito bonito (a) ou ela (ele) é muito bonita (o) para sua a idade.
Parece um elogio, mas na verdade, o que fica nas entrelinhas é que a pessoa não ser jovem, até que é bonita (o). Isso sugere a beleza só existe na juventude e não em todas as etapas da vida. Por que não dizer apenas “você é tão bonita (o)?
03 – Você ainda transa?
Sexo e desejo não têm nada a ver com idade. Talvez, em algum momento, não seja mesmo possível fazer todas as posições do Kama Sutra, mas quem disse que prazer tem a ver com performance?
04 – Você não tem mais idade para usar isso!
Quem disse que podemos fazer ou usar só quando somos jovens? Homens e mulheres de qualquer idade têm direito de vestir ou fazer o que tiverem vontade e ninguém tem nada com isso.
05 – Desculpa perguntar, mas quantos anos você tem?
Envelhecer não é feio ou errado, muito menos ofensa para se pedir desculpas.
06 – “Ela poderia ser a mãe dele.”
Acredite, se duas pessoas escolhem namorar, casar ou mesmo ter um relacionamento casual, é porque há sintonia entre eles e a idade é o que menos importa. Importante: ela não é a mãe dele!
07 – “Tá esquecido (a) por causa da idade”.
Esquecer faz parte da vida. Ninguém demonstra preocupação quando um jovem de 20 anos não se lembra onde largou o celular ou não se recorda do nome da namorada do primo.
08 – “Ele (a) não entende dessas coisas, pois já está velho (a)”.
Não há idade para os adultos entenderem de algum assunto e nenhum tema pode ser considerado como exclusivo de pessoas jovens. Portanto, não pareça surpreso se algum conhecido mais velho for super bem-informado sobre relação a redes sociais, tecnologia, música etc.
09 – “Tá querendo parecer mocinha/garotão”.
Quais comportamentos definem juventude? Gostar de sair para beber ou dançar? Namorar? Viajar? Encontrar amigos? Querer mudar de carreira?” Pois bem, acredite: nada disso é exclusividade dos mais jovens. Todos têm direito de fazer aquilo que lhes permita serem felizes, independentemente da idade.
A luta contra o etarismo é longa!
P.S. Em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado. A intenção da data é provocar uma reflexão de como o racismo permeia a formação da sociedade brasileira, e ainda dar voz aos que lutam pelos direitos da população afrodescendente.
Diante da negligência e a violência que os negros sofreram e ainda sofrem, nós, da Juventude Reversa, gostaríamos de nos juntar àqueles para quem “as Vidas Negras importam”, ressaltando que a vida dos idosos importam demais.
Vozes-Mulheres (Conceição Evaristo)
A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.
A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância