Adoro tecnologia e seu incomensurável impacto em nossas vidas. A tecnologia está presente em tudo o que permeia o cotidiano e é capaz de transformar significativamente nosso estilo de vida.
Sem que percebamos, a tecnologia proporciona enormes vantagens em termos de praticidade, rapidez e eficiência, o que inclui melhoria da comunicabilidade e facilidade de acesso à informação.
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Tecnologia: os benefícios e as dificuldades com a nova forma de viverEnvelhecer é lembrar que a vida guarda surpresas para nós até o fim!O tempo é relativo e depende do referencial a partir do qual o medimosDesta vez será diferente: 5 maneiras de cumprir promessas de ano-novoCinco dicas de incentivos para trazer a tecnologia para o seu larAs publicações podem ser inseridas em plataformas como as redes sociais, que conectam as pessoas. São plataformas para postar, compartilhar e divulgar informações que circulam e geram interação entre pessoas. As redes sociais mais populares são o Facebook, o Instagram, o Tik Tok, o Twiter e o Linkedin.
Essas redes estão em constante evolução, sendo que algumas mais antigas podem ser substituídas por outras mais novas. Foi o caso do Orkut, por exemplo, uma rede social aberta em 2004 e fechada em 2014. Tem rede social que “flopa”, isto é, não atinge as expectativas do público. Foi também o caso do Clubhouse, um aplicativo para bate-papo com áudio somente para convidados, que surgiu em 2020, ficou conhecido a partir de fevereiro de 2021, mas foi fagocitado pelas outras redes.
Me fascina acompanhar o “pulo do gato” de cada uma dessas empresas, cuja capacidade de atrair o grande público é notável. No mundo, apenas o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.
Como as redes sociais geram conteúdos construídos e alimentados pelos próprios usuários, o Facebook pode contar com 2 bilhões de pessoas não remuneradas para fazer circularem as informações postadas. Bem diferente do que ocorre com as mídias tradicionais, como jornais, revistas e TV que remuneram jornalistas, fotógrafos, artistas e demais profissionais para a criação de conteúdo diversos.
Os números extraídos das redes sociais são cada vez mais superlativos. No Instagram, plataforma com mais de 1 bilhão de usuários ativos, Juliete, ex-BBB 2021, tem 33,8 milhões de seguidores e o jogador Neymar Jr, por sua vez, 165 milhões de seguidores e por aí vai. Eu mesmo, ao escrever esse artigo, me surpreendi ao descobrir que a viúva do Mc Kevin tem 13,1 milhões de seguidores.
O meu interesse pela viúva começou após ler a seguinte notícia em jornais sites de notícias e em algumas redes sociais: “Viúva de MC Kevin cobra R$ 150 mil por duas horas de presença vip em festa”. Quem é essa pessoa tão famosa, cujo nome era desconhecido até pouco tempo atrás?
Consegui me lembrar de uma viúva famosa do século passado, a Jaqueline Bouvier. Duplamente viúva, foi casada com o ex-presidente americano John Kennedy e com o magnata grego Aristóteles Onassis, mas apesar dos maridos famosos, obteve grande fama por conta própria.
O funkeiro Mc Kevin, 23 anos, 8,6 milhões de seguidores no Instagram, morreu depois de cair do 5º andar em maio desse ano. Para mim, não há maior tragédia do que a morte de um jovem, posso imaginar a dor dos familiares e fãs. Pelo Google, descobri que a viúva do MC Kevin, cujo nome é Deolane Bezerra, havia se casado com o MC Kevin duas semanas antes do seu falecimento. Por que estou falando de viúvas?
Porque estamos numa era onde qualquer pessoa pode se tornar famosa da noite para o dia, não necessariamente pelos seus feitos. Com uma pitada de inveja, não me cabe questionar se os R$ 150 mil cobrados como cachê pela viúva de Mc Kevin são merecidos, é o valor de mercado proporcionado pela penetração na grande mídia. O que me impressiona, nesse caso, é o grande interesse do público por qualquer pessoa envolvida em fatos midiáticos, que pode se tornar “celebridade” da noite para o dia.
Se por um lado, são inúmeras as vantagens das mídias sociais e das redes sociais para encurtar distâncias e proporcionar interação social, por outro lado, vejo como uma grande desvantagem a massificação das informações, com a consequente falta de filtros, o que facilita a difusão de conteúdos na mídia gerados por qualquer motivo.
Assim, é grande a facilidade de pessoas estúpidas ficarem famosas. Justamente por isso tem feito sucesso a campanha “Stop Making Stupid People Famous” (Pare de Fazer Pessoas Estúpidas Famosas, na tradução literal). O objetivo do movimento é buscar a melhoria da qualidade dos conteúdos midiáticos, principalmente por meio da promoção da educação e da cultura. Eu, sinceramente, anseio para que isso ocorra o quanto antes.