(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

Liberdade de expressão tem limitações e pode trazer consequências

Em nome da liberdade de expressão, você não pode mentir para influenciar os outros, espalhar notícias falsas e depredar prédios públicos


19/01/2023 06:00 - atualizado 19/01/2023 07:36

Mulher usando celular
A liberdade de expressão em todas as democracias tem limitações e pode trazer consequências (foto: Pixabay/Reprodução)
O conceito de liberdade ganhou diversos significados e interpretações ao longo da história da humanidade. A liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.
 
A liberdade de expressão em todas as democracias tem limitações e pode trazer consequências. Em nome da liberdade de expressão, você não pode mentir para influenciar os outros, espalhar notícias falsas e depredar prédios públicos. 
É inaceitável a invasão das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, símbolos da democracia e do respeito às leis, ocorrida no dia 08 de janeiro. Fotos e vídeos, muitos dos quais produzidos e divulgados pelos próprios delinquentes, comprovam as afrontas cometidas contra todos os brasileiros. 
 
As cenas lamentáveis em Brasília, a disseminação de mentiras e as maluquices divulgadas em qualquer smartphone têm muito a ver com o pensamento errôneo segundo o qual a internet seria uma espécie de “terra sem lei”. Não custa relembrar que no ordenamento jurídico brasileiro existe uma série de normas estabelecendo direitos, deveres e mecanismos judiciais aplicáveis no âmbito das redes sociais, insertas no chamado Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), no Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), no Código Penal Brasileiro (Dec-Lei 2.848/40) e na própria Constituição Federal.
 
Não se responde ao ódio com mais ódio, a violência com mais violências, as notícias falsas com mais notícias falsas. As fakes news são projetadas para manipular suas emoções e induzi-lo a transmiti-las. Todos nós podemos fazer a nossa parte para parar a disseminação de desinformação e de discurso de ódio. As dicas a seguir podem ser úteis:
1- QUEM compartilhou isso? As pessoas muitas vezes compartilham sem verificar se é verdade. Só porque seu amigo compartilhou, não significa que seja verdade.
 
2- QUAL é a fonte? Rastrear a fonte original vai ajudá-lo a decidir se a informação é de confiança.
 
3- POR QUE você quer compartilhar isso? Se você está compartilhando para provocar uma reação nos outros, faça uma pausa e pense.
 
4- QUANDO e ONDE isso foi publicado? Você pode dizer quando e onde isto aconteceu? As informações podem ter sido alteradas. Certifique-se de que o que vê está atualizado. 
 
O que compartilhamos no mundo virtual, pode ter consequências no mundo real. Não compartilhe boatos e escolha conteúdo de fontes confiáveis. Compartilhar desinformação e discurso de ódio é prejudicial, espalha-se facilmente, torna-se mais difícil para as pessoas entenderem o que está acontecendo, além de colocar vidas em risco.  
Todos nós gostamos de compartilhar, mas aprenda como fazer isso com responsabilidade, seja encaminhando uma mensagem, retuitando uma história ou assistindo a um vídeo em seu feed. Confira a campanha #PledgetoPause #PenseAntesDeCompartilhar das Nações Unidas para saber mais da importância de se fazer uma pausa antes de compartilhar conteúdo. 
 
Prometa fazer uma pausa e verificar os fatos antes de compartilhar. Espalhar Fakes News e discurso de ódio é passível de punição, pode dar cadeia.  Você pode fazer a diferença.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)