Desde 2006, o 5 de junho é o dia dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 15,7% da população idosa está passando por algum tipo de violência. Isso quer dizer que uma em cada seis pessoas com 60 anos ou mais sofre violência em todo mundo.
No Brasil, o junho Violeta é dedicado para a reflexão sobre esse fenômeno social desumano e indigno. A violência contra a pessoa idosa normalmente é cometida por familiar ou cuidador próximo, sendo a casa da vítima o local com maior evidência de violação. Pode ocorrer a violência psicológica corriqueira, como o abandono, xingamentos e humilhações, que levam os idosos à tristeza, à depressão e outros distúrbios nervosos. O crime do abuso econômico está muito presente, usualmente praticado por parentes próximos, que se apropriam dos recursos e bens por meios de intimidação ou mesmo sem consentimento.
Leia Mais
Exemplos de mitos relacionados com a população idosa a serem superadosGerontofobia ou gerascofobia: medo exagerado e repulsa de envelhecerO aumento do envelhecimento atinge todos os aspectos da sociedadeBarbie, 64, auxiliando mulheres a alcançarem seus sonhos e objetivosViver sozinho não quer dizer que a pessoa sofra de solidão. Os motivos relacionados de quem opta por morar sozinho são por exemplo a vontade de fazer as coisas do seu jeito, dispor de um espaço sem interferência de ninguém e ter a liberdade total dentro do espaço. Você não precisa ficar incomodando essa pessoa para arrumar um (a) namorada (o), pois ela pode estar feliz assim, sozinha. A solidão é sinal de que algo está errado, mesmo vivendo em família ou com amigos. A pessoa que se sente solitária precisa buscar ajuda profissional e encontrar apoio em familiares e amigos.
Como a população brasileira está ficando cada vez mais idosa e morando cada vez mais sozinha, é de suma importância ficar atento aos diversos canais para informações e denúncias de violência contra o idoso. Podem ser feitos de forma anônima pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), cujo atendimento está disponível 24 horas por dia, inclusive aos fins de semanas. Também há o aplicativo Proteja Brasil. Pelo WhatsApp, pode-se enviar mensagem para o (61) 99656-5008. Há, ainda, o canal da Polícia Civil e o 190 da Polícia Militar do seu estado.
É dever de cada um de nós, cidadãos, contribuir no combate á Violência à Pessoa Idosa e não a aceitar como normal. Sua denúncia pode salvar vidas!