No último fim de semana do mês de junho aconteceu mais uma edição da ABF Franchising EXPO em São Paulo. A feira traz para o evento milhares de empresas e empreendedores do mercado de franchising.
Circulam pela feira, entre os mais de 400 estandes, muitos empreendedores em busca de um modelo de negócio para chamar de seu; marcas que já estão no segmento e querem ampliar os seus negócios, em busca de franqueados; fornecedores para o franchising; grandes empresas já consolidadas e “famosas” que trazem inovações no segmento de franquias etc.
O estande que fez o maior sucesso no evento foi o do Carrefour Express, lançando o modelo de franquias para lojas autônomas e de proximidade, similar às operações do Dia Supermercados. O Zé Delivery, empresa do grupo da cervejaria AmBev, chamou muita atenção lançando uma franquia para a venda de bebidas em geladeiras autônomas. Por fim, outro grande destaque foi o estande da School Of Rock, que levou instrumentos e bandas para o evento, fazendo muito barulho e garantindo muitas visitas.
Leia Mais
Franchising em 2023 está a todo vaporCrescimento acelerado e sustentável é possívelFranchising transforma a sociedadeBom, vamos a alguns pontos:
Muitas marcas antigas não estavam na feira e, em contrapartida, havia grande quantidade de marcas novas. O que pode vir a mostrar um alto número de consultorias emergentes – pessoas que nunca tiveram sucesso em nada - formatando e lançando negócios no mercado.
Outra questão a ser levada em consideração foi a baixa qualificação dos profissionais que estavam oferecendo um negócio. Ou seja, não tiveram uma consultoria adequada, um suporte e ensinamento necessários para que soubessem repassar as informações adequadas sobre o seu negócio. Muitas marcas queriam, desesperadamente, conquistar franqueados, mas, sem qualquer base de conhecimento para falar como o franchising funciona e todos os pormenores que envolvem a operação.
Um ponto muito importante que deve ser destacado também: ego. A vaidade é inimiga do sucesso dentro do franchising. Muitos franqueadores que estavam na feira, que ainda são pequenos dentro do mercado, estavam “se achando”. Ninguém é perfeito e todos sempre têm fragilidades e pontos a melhorar, certo? Ter pontos de vulnerabilidade faz parte do processo, cabe ter ao seu lado pessoas competentes e experts em franchising para ajudá-los a seguir no trilho de forma correta.
Para Leonardo Castelo, co-fundador da 300 Franchising, outro ponto a ser ressaltado foi a falta de novidades em relação aos palestrantes do evento. Sempre os mesmos, falando nada diferente. Entretanto, ele acredita que a Associação Brasileira de Franchising pode desenvolver um bom trabalho se aceitar as críticas como construtivas e pensar de forma diferente para 2024. “Comecem a olhar para as marcas pequenas com mais carinho, pois elas sofrem muito no início”, encerra.
ABF EXPO se consolidou como a maior feira de franquias do mundo, com mais de 61 mil visitantes, mesmo não batendo o seu próprio recorde, pois em 2022 recebeu 65 mil visitantes, mas agora é trabalhar para fazer bonito em 2024, e certamente trará muita prosperidade com grandes saltos de crescimento para o franchising nos próximos meses.