Jornal Estado de Minas

FRANCHISING 4.0

Maior feira de franquias do mundo

 

No último fim de semana do mês de junho aconteceu mais uma edição da ABF Franchising EXPO em São Paulo. A feira traz para o evento milhares de empresas e empreendedores do mercado de franchising. 

Circulam pela feira, entre os mais de 400 estandes, muitos empreendedores em busca de um modelo de negócio para chamar de seu; marcas que já estão no segmento e querem ampliar os seus negócios, em busca de franqueados; fornecedores para o franchising; grandes empresas já consolidadas e “famosas” que trazem inovações no segmento de franquias etc.





O estande que fez o maior sucesso no evento foi o do Carrefour Express, lançando o modelo de franquias para lojas autônomas e de proximidade, similar às operações do Dia Supermercados. O Zé Delivery, empresa do grupo da cervejaria AmBev, chamou muita atenção lançando uma franquia para a venda de bebidas em geladeiras autônomas. Por fim, outro grande destaque foi o estande da School Of Rock, que levou instrumentos e bandas para o evento, fazendo muito barulho e garantindo muitas visitas.

A feira é importante para o crescimento e avanço do franchising e notoriamente o público estava muito bem qualificado, engajado e propenso a fazer negócio. Certamente é reflexo de um bom trabalho institucional para o segmento. Mas o evento também dividiu opiniões sobre o que poderia ser bem melhor. E por quê?

Bom, vamos a alguns pontos:

Muitas marcas antigas não estavam na feira e, em contrapartida, havia grande quantidade de marcas novas. O que pode vir a mostrar um alto número de consultorias emergentes – pessoas que nunca tiveram sucesso em nada - formatando e lançando negócios no mercado.

Outra questão a ser levada em consideração foi a baixa qualificação dos profissionais que estavam oferecendo um negócio. Ou seja, não tiveram uma consultoria adequada, um suporte e ensinamento necessários para que soubessem repassar as informações adequadas sobre o seu negócio. Muitas marcas queriam, desesperadamente, conquistar franqueados, mas, sem qualquer base de conhecimento para falar como o franchising funciona e todos os pormenores que envolvem a operação. 





 

Um ponto muito importante que deve ser destacado também: ego. A vaidade é inimiga do sucesso dentro do franchising. Muitos franqueadores que estavam na feira, que ainda são pequenos dentro do mercado, estavam “se achando”. Ninguém é perfeito e todos sempre têm fragilidades e pontos a melhorar, certo? Ter pontos de vulnerabilidade faz parte do processo, cabe ter ao seu lado pessoas competentes e experts em franchising para ajudá-los a seguir no trilho de forma correta.
 

Para Leonardo Castelo, co-fundador da 300 Franchising, outro ponto a ser ressaltado foi a falta de novidades em relação aos palestrantes do evento. Sempre os mesmos, falando nada diferente. Entretanto, ele acredita que a Associação Brasileira de Franchising pode desenvolver um bom trabalho se aceitar as críticas como construtivas e pensar de forma diferente para 2024. “Comecem a olhar para as marcas pequenas com mais carinho, pois elas sofrem muito no início”, encerra.

 

ABF EXPO se consolidou como a maior feira de franquias do mundo, com mais de 61 mil visitantes, mesmo não batendo o seu próprio recorde, pois em 2022 recebeu 65 mil visitantes, mas agora é trabalhar para fazer bonito em 2024, e certamente trará muita prosperidade com grandes saltos de crescimento para o franchising nos próximos meses.