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Estado de Minas FRANCHISING 4.0

O franchising do amanhã

Abordagem ágil permite que as franquias se adaptem rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores e às novas tendências de mercado


20/08/2024 06:00
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Imagem futurista, com diversas lojas interligadas por gráficos com alguns carros na frente.
A velocidade na execução é uma característica fundamental, um verdadeiro mantra dessa nova era. (foto: GPT4)

O Franchising 4.0 está revolucionando o setor de franquias, incorporando princípios que têm impulsionado o sucesso na China e no Vale do Silício.

A velocidade na execução é uma característica fundamental, um verdadeiro mantra dessa nova era.

No mundo das franquias, isso se traduz em lançar rapidamente novas iniciativas, testar conceitos no mercado e ajustar conforme necessário.

Essa abordagem ágil permite que as franquias se adaptem rapidamente às mudanças nas preferências dos consumidores e às novas tendências de mercado, mantendo-se sempre um passo à frente da concorrência.

 

1. EXPERIMENTAÇÃO

A experimentação rápida como a alma da inovação é outro pilar essencial do Franchising 4.0. No Vale do Silício, "testar hipóteses rapidamente" é uma prática comum. Aplicada ao franchising, isso significa testar novos modelos de negócios, estratégias de marketing e produtos em pequenas escalas antes de expandi-los. Essa metodologia ágil permite validar ideias rapidamente e ajustar estratégias com base em feedback real do mercado, minimizando riscos e maximizando oportunidades.

2. SOLUÇÃO

No Franchising 4.0, há uma obsessão pelo problema, não apenas pela solução. Isso implica uma pesquisa de mercado detalhada e um entendimento profundo das necessidades e desafios dos consumidores. Franquias que compreendem profundamente os problemas de seus clientes podem desenvolver soluções que realmente agreguem valor, garantindo sucesso a longo prazo. Um exemplo disso é a Rentbrella a, que, ao entender a necessidade de guarda-chuvas compartilhados em grandes cidades, criou uma solução inovadora que despertou grande interesse na ABF Associação Brasileira de Franchising Expo 2024. Outro exemplo é a Airlocker Oficial, empresa do Ecossitema de Alto Impacto 300 Franchising , que possui modelo de negócio que visa resolver a necessidade de espaços físicos para delivery e e-commerce, e atualmente já possui centenas de lockers espalhados pelo Brasil, liderando esse mercado que até pouco tempo atrás, se quer, existia.

3. EFICIÊNCIA

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade presente no setor. Franquias que adotam IA para otimizar operações, personalizar experiências do cliente e tomar decisões baseadas em dados estão se destacando no mercado. Desde chatbots para atendimento ao cliente, algoritmos de recomendação, ferramentas para otimização logística, até redução do custo dos insumos, a IA está transformando a maneira como as franquias operam e interagem com seus clientes. A maior rede de clinicas médicas populares do Brasil, com mais de 200 franquias vendidas, a  por exemplo, utiliza IA para melhorar suas operações e oferecer um atendimento mais personalizado.

4. INCLUSÃO

A diversidade é vista como crucial para a criatividade e a resolução de problemas. Isso  significa construir equipes diversas e inclusivas que tragam uma ampla gama de perspectivas e experiências. Essa diversidade pode levar a soluções mais inovadoras e eficazes, além de criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e produtivo. Franquias que abraçam a diversidade tendem a se destacar, como é o caso do Rede de Óticas Mercadão dos Óculos, que promove iniciativas sociais como o projeto Olhares do Bem, beneficiando crianças com deficiência visual.

5. CULTURA

A cultura organizacional é um diferencial competitivo, pois empresas inovadoras priorizam a construção de uma cultura forte tanto quanto a estratégia de negócios. Franquias com culturas fortes atraem e retêm os melhores talentos e fomentam um ambiente onde as ideias inovadoras prosperam. A rede de lavanderias autônomas Lavô que em 4 anos possui mais de 800 unidades em operação, é um exemplo de como uma cultura forte pode ser um diferencial, com seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social refletido em suas operações e estratégias de marketing.

6. CRESCIMENTO

Pensar em escala global desde o início é uma mentalidade comum no Vale do Silício e uma característica do Franchising 4.0 para as franquias, isso significa planejar a expansão internacional desde o início, considerando as nuances culturais e preferências locais dos mercados estrangeiros. Marcas como a Mestre Da Obra Locações a já estão adotando essa abordagem. Com uma forte expansão no território nacional, a empresa está se planejando e se estruturando desde o início para atuar em outros países da América Latina.

7. PARCERIAS

A conexão entre universidades e a indústria é um dos pilares do sucesso no Vale do Silício e também no Franchising 4.0 com parcerias com instituições acadêmicas podem trazer benefícios significativos, incluindo acesso a pesquisas de ponta, talentos emergentes e novas ideias aplicáveis ao negócio. A relação entre o Ecossistema 300 e universidades como a  é um exemplo dessa colaboração, proporcionando aos  franqueados e colaboradores do ecossistema, acesso a conhecimento e capacitação contínua, com a pós graduação em Gestão de Franquias oferecida pela universidade.

8. ALAVANCAGEM

O capital abundante é uma característica marcante do Vale do Silício, com US$ 2 trilhões disponíveis para Venture Capital. No mundo das franquias, isso se traduz em um ambiente onde há um fluxo constante de capital disponível para financiar expansão e inovação. Investidores estão cada vez mais interessados em franquias que demonstram potencial de crescimento escalável e um modelo de negócio comprovado.

9. ALTO IMPACTO

O foco no impacto é outra característica do Franchising 4.0. As melhores ideias são aquelas que resolvem múltiplos problemas simultaneamente. Franquias devem focar em criar soluções que tenham um impacto positivo tanto nos negócios quanto na sociedade. Iniciativas de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e práticas empresariais éticas são exemplos de como o Franchising 4.0 está moldando um futuro mais sustentável e inclusivo para o setor.

10. EVOLUÇÃO

O Franchising 4.0 representa uma evolução no setor de franquias, incorporando princípios de agilidade, inovação e foco no impacto. Ao adotar essas práticas, as franquias estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado moderno e aproveitar as oportunidades emergentes, garantindo um futuro próspero e sustentável.

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