Sua ofensiva contra a vacinação de crianças e adolescentes ocorre num momento em que explodem os casos de Influenza e de COVID-19, inclusive com transmissão comunitária da variante Ômicron. Pronto- socorros e ambulatórios estão lotados, houve aumento exponencial da procura por testes de COVID-19.
Além disso, corrobora as suspeitas de que o apagão de dados do SUS pode ter sido provocado por hackers, mas a demora para resolver o problema faz parte da má vontade e das manobras protelatórias do governo federal contra a vacinação.
O ministro está incorrendo nos mesmos erros que o general Eduardo Pazuello cometeu à frente do Ministério da Saúde, ao se submeter aos caprichos do presidente da República e dar as costas à população em situação de risco sanitário.
Reza a lenda que rei gostou tanto do jogo de xadrez que pediu ao grão-vizir para determinar sua própria recompensa. O grão-vizir pediu ao rei que lhe fosse dado um único grão de trigo no primeiro quadrado, dois no segundo, quatro no terceiro e assim por diante, dobrando sempre as quantidades. O rei achou a recompensa insignificante e aceitou.
Quanto pesa cada grão de trigo? Se cada um tiver um milímetro, pesariam 75 milhões de toneladas métricas, muito mais do que havia nos armazéns reais. “Se o xadrez tivesse 100 quadrados (10 por 10), em vez de 64, a quantidade de grãos teria pesado o mesmo que a Terra”, comparou o físico Carl Sagan, em “Bilhões e bilhões”.
Subnotificação
A subnotificação está mascarando a verdadeira dimensão da quarta onda no Brasil. O grande problema é que os não vacinados estão correndo risco de morte; e o grande número de pacientes com Influenza e/ou COVID-19 já está impactando o sistema hospitalar.
Em dezembro, registrou-se que 2.625 crianças e adolescentes de até 19 anos morreram de COVID-19 desde o primeiro caso da doença no Brasil, em março de 2020. Para qualquer família, perder uma criança ou um adolescente é um trauma para o resto da vida. É muito antinatural os filhos morrerem antes dos pais.