Romeria del Rocío traz a Espanha para Belo Horizonte

Festa em homenagem à Virgem del Rocío será realizada nos bairros Santo Antônio e Mangabeiras, com dança flamenca, música e procissão

Mário Fontana
- Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
Hoje à noite, na Rua São Romão, no Bairro Santo Antônio, terá início a versão belo-horizontina da Romeria del Rocío, festa religiosa espanhola em homenagem à Virgem del Rocío, com apresentação de danças flamencas e saludos à Virgem, a partir das 19h. Amanhã, o evento terá continuação com a procissão de carroças enfeitadas que saem da Praça da Bandeira e vão até a Praça JK. Ao som de sevillanas e seguidillas, a função começa às 10h e vai até as 20h.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS
DIA DA NATUREZA

Hoje é o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais venerados e queridos da Igreja Católica. Por via de consequência, como diria Aureliano Chaves, é também Dia da Natureza e Dia dos Animais. Cá entre nós, pelo menos no que diz respeito ao Brasil, São Francisco não deve estar nada contente. Incêndios criminosos e espontâneos assolam a Amazônia, devastada há vários anos por desmatamentos ilegais. No que toca aos animais, incêndios têm provocado a morte de milhares de espécimes, consumidos terrivelmente, há meses, pelas chamas.

• • •

É bom lembrar: São Francisco é o protetor dos pobres, o que faz aumentar mais ainda seu desgosto com relação ao Brasil. São mais de 12 milhões de desempregados e 48 milhões de cidadãos exercendo empregos informais.

VELHO CHICO
NÍVER DA DESCOBERTA

Em 4 de outubro de 1501, o italiano Américo Vespucio, navegando pela costa nordeste do Brasil a serviço do rei de Portugal, descobriu a foz de um grande rio.
Como era Dia de São Francisco de Assis, deu a ele o nome de São Francisco. O importante curso d'água nasce em Minas Gerais. Situada entre os estados de Alagoas e Sergipe, a foz impressionou Vespucio pela calma beleza do encontro do rio com o mar. No mais, São Francisco não deve estar nada satisfeito com a situação do rio devido ao assoreamento de grande parte de seu leito. Fora outras trágicas mazelas.

LA TRAVIATA
JANTAR ITALIANO

Restaurante da família Biagioni, o La Traviata, na Savassi, volta a sediar hoje o jantar italiano, promoção “gastrodançante” da socialite Lilian Furman. Destinado aos casais elegantes de BH, o evento é realizado mensalmente em casas de categoria da cidade. O cardápio estará a cargo do chef Mauro Bernardes. Música de Ênio Bretas. Delegação de convidados cariocas na pista.

As elegantes Mariana Sobreira e Renata Zanetti em encontro de moda em BH - Foto: William Gomes/ Divulgação

UEMG
TRINTA ANOS

Criada em 1989, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) ganhou homenagem por seus 30 anos, registrados em junho, durante sessão especial na Assembleia Legislativa. No início, a Uemg sofreu para se consolidar, devido à falta de verbas. Com o tempo, foi incorporando instituições universitárias do estado. Atualmente, conta com unidades em 16 cidades, 117 cursos de graduação e cerca de 20 mil alunos.

CÁSSIA KISS
MAIOR QUE O MUNDO

A atriz Cássia Kiss, com longa e diversificada carreira nos palcos, televisão e cinema, continua em plena atividade. Em 12 e 13 de outubro, vai apresentar, no Teatro Sesiminas, o monólogo Meu quintal é o mundo.
Trata-se da adaptação do livro Memórias inventadas, de Manoel de Barros. A propósito, Cássia, se já não escreveu, deveria escrever suas memórias. Bem escritas, fariam sucesso à cause de seu incrível currículo.

ATLÉTICO
MEDALHA DO MÉRITO

A diretoria e o Conselho do Atlético promoveram, na sede da agremiação, solenidade para a entrega a um grupo de agraciados especiais da Medalha do Mérito do Clube Atlético Mineiro, honraria criada em 2016 para contemplar grandes amigos do Galo. Entre os condecorados, o senador Antonio Anastasia, o craque Ronaldinho e o jornalista Chico Pinheiro. Todos muito satisfeitos com a homenagem. Por outro lado, tanto eles quanto milhares de atleticanos espalhados por aí não estão nada satisfeitos com o exagero de derrotas que o Galo tem acumulado no Brasileirão, um verdadeiro vexame. Uma epidemia.

TRF-6
TRIBUNAL EM BH

A Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais continua em campanha pela instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em Belo Horizonte. Previsto para 2020, ele corre o risco de ser transferido para as calendas gregas devido à falta de verbas. Um dos principais argumentos usados pela entidade é que serão mínimos os custos para sua instalação em BH, conforme planilha já formulada. Outro forte argumento é que ele vai se ocupar de processos ocorridos em território mineiro.
Atualmente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, está encarregado desses processos e leva três anos para julgar uma ação. No mínimo.

CNI
ECONOMIA CIRCULAR

Para a maioria do público, economia circular parece coisa de grego. No entanto, é atividade das mais úteis e necessárias ao mundo moderno. Trata-se do processo de reaproveitamento de tudo que é produzido pelas atividades industriais. Visando traçar planos para a expansão do processo no Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidida pelo mineiro Robson Braga de Andrade, promoveu o encontro Economia circular e a indústria do futuro, em São Paulo. O principal debatedor foi o governador paulista João Doria, firme em sua campanha para a Presidência da República. Segundo Robson Andrade, 76% das indústrias brasileiras começaram a adotar práticas de economia circular.
.