Imortal Marco Lucchesi dá show ao piano da Academia Mineira de Letras

Recital do escritor ocorreu durante a festa pelos 110 anos da AML, no Palacete Borges da Costa

O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, executando Mozart no piano do Palacete Borges da Costa, em BH - Foto: Gláucia Rodrigues/Divulgação

ACADEMIA DE LETRAS
PRESIDENTE PIANISTA

O presidente da Academia Brasileira de Letras, poeta e romancista Marco Lucchesi, um dos convidados da festa pelos 110 anos da Academia Mineira de Letras, no giro que deu no Palacete Borges da Costa acabou surpreendendo os colegas acadêmicos mineiros com um de seus atributos extras, desconhecido da turma: também é pianista. Logo que viu o piano da casa (por sorte, restaurado recentemente), abriu o teclado, pediu licença ao público e executou duas peças de Mozart e outra de Villa-Lobos. Foi aplaudido. Explicou que por ser de família italiana, os  pais o educaram para ser músico. Acabou escritor.

***

O Congresso Internacional Brain Connection, de 21 a 23 de novembro, vai debater o cenário da educação e da neurociência. O tema será “Vivências, dimensões e habilidades do ser e do saber”. A organizadora Ângela Mathylde explica que serão discutidos TDAH, saúde mental dos jovens na era das redes sociais e autismo. O evento ocorrerá no Centro Universitário Univeritas.

***



ASSEMBLEIA
DOM WALMOR

Antes tarde do que nunca.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove hoje sessão especial em homenagem a dom Walmor de Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte, por sua eleição para o mais importante posto político do clero da Igreja Católica no país, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O reunião servirá também para festejar os 15 anos de dom Walmor à frente da arquidiocese da capital. Ele foi eleito presidente da CNBB em 10 de maio, durante a 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O mandato vai até 2023.

MÉRITO JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR

O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, em vez de utilizar sua sede em Lourdes para a solenidade de entrega do Colar do Mérito Judiciário Militar aos agraciados de 2019, resolveu promover o evento no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, que tem mais espaço. A cerimônia serviu também para festejar os 82 anos da corte castrense. O juiz-coronel Jame Ferreira Santos, presidente do tribunal, comandou a cerimônia, que contou com 40 agraciados com o Colar e a Medalha do Mérito. No grupo estavam o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Missias (orador oficial da solenidade), o presidente do Tribunal Militar do Rio Grande do Sul, desembargador Paulo Mendes Fernandes, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Agostinho Patrus (na moda, exibindo uma barba cerrada), e o comandante-geral da PM, coronel Giovanne Gomes da Silva. O governador Romeu Zema, um dos agraciados, fez forfait. Foi representado pelo vice Paulo Brant.
MERCEDES-BENZ
HexaCampeão EM SP

Lewis Hamilton, hexacampeão mundial da Fórmula 1, hoje a maior figura do automobilismo do planeta, é esperado em São Paulo no fim de semana para a festa comemorativa dos 125 anos de participação da Mercedes-Benz nas corridas do automobilismo mundial, coisa que sempre fez com uma competência enorme, colecionando vitórias atrás de vitórias. Como é empregado da Mercedes, sem a qual não seria campeão, vai abrilhantar a festa na Pauliceia, a se realizar no Four Season Hotel. Convites esgotados.

NO MAM
FORÇA PRECISÃO LEVEZA

Inaugurada no fim de semana, encontra-se em cartaz no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, importante mostra de três artistas contemporâneos. Um deles é o mineiro Amilcar de Castro, o outro é Franz Weissmann, que despontou para a arte com Guignard em BH, e o terceiro o carioca Waltércio Caldas. A exposição é formada com esculturas trabalhadas em aço.
Tem o nome de Força precisão leveza – Aço e criação artística. Muitas das 28 esculturas foram produzidas em BH. As de Amílcar são 11. Deve ser exibida também em BH. Patrocínio da Ternium/Techint.

HOMENAGEM
MARIA JOSÉ DE QUEIROZ

A escritora Maria José de Queiroz, eleita em 1969 para a cadeira número 40 da Academia Mineira de Letras, está completando seu cinquentenário como integrante da instituição, motivo pelo qual se tornou a decana da AML. Vivendo mais tempo em Paris do que no Brasil, Maria José será homenageada em 20 de novembro, com sessão especial a se realizar às 20h, na sede da Rua da Bahia. Haverá mesa-redonda em torno de sua obra. O acadêmico Angelo Oswaldo fará a saudação oficial à escritora, que completou 85 anos.

SEBRAE
EMPREENDEDORISMO

Em 18 de novembro, terá início, na sede do Sebrae/MG, a Semana Global do Empreendedorismo, que vai até dia 24. Trata-se de movimento global de grande amplitude, realizado em 170 países. Tem como objetivo estimular e capacitar pessoas que se interessam em empreender.
Haverá programação especial para mulheres, o Encontro Sebrae Delas, comemoração do Dia do Empreendedorismo Feminino, que acontece no dia 19. Além do Sebrae, nove entidades apoiam o evento, com 1,6 mil ações em todo o estado.

DIAMANTINA
COMEMORAÇÃO DE 20 ANOS

O Diamantina Goumert, festival de gastronomia da terra de JK, que se encerra domingo, está não só comemorando seus 10 anos, como também celebrando os 20 anos da proclamação de Diamantina como patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Os festejos ocorrem também na Casa de Juscelino, com supervisão de Serafim Jardim. Diamantina é uma das cidades históricas mineiras mais bem preservadas do país.

FOGUETES
MEDALHA DE OURO

Uma equipe de alunos do Colégio Padre Eustáquio, de BH, que foi a Barra do Piraí (RJ) disputar a  13ª Jornada de Foguetes, competindo com equipes escolares de todo o país, voltou de lá com a medalha de ouro. A equipe se chama Laep-Rocket e não é de brincadeira. A competição é organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pela Comissão Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Trata-se de descobrir os futuros Von Braun brasileiros na área de foguetes interplanetários. Portanto, o leitor não deve confundir com foguetes de são-joão.









.