A cultura digital está em franco crescimento e fazendo alterações marcantes nas organizações. Este e outros fatores, tais como a pandemia e a mudança de comportamentos das pessoas têm papel fundamental na vida e nos resultados empresariais.
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Sucesso em vendas requer visão ampla e criação de equipes mais preparadasO marketing de experiência se mostra fundamental neste momento de pandemia Análise de cenários, percepções do futuro e as mudanças empresariais Resultados pela aplicação de técnicas de comunicação e vendas Utilizar o Buzz Marketing e o Marketing Viral nas táticas da empresaEstruturar a equipe de vendas não é uma opção: é a direção para o êxitoCom a tecnologia e inovações acelerados, foram reduzidos muitos dos problemas de cunho operacional e resolvida grande parte dos problemas de eficiência e custos.
Entretanto, ficou um gap que hoje está preocupando a todos os empresários e CEO's. Certamente o mais importante e mais difícil de solucionar, pois há um processo de variação interminável: o relacionamento contraproducente entre as pessoas.
Dentre os diversos problemas encontrados na rotina das empresas, um deles, são as discussões e dificuldades de entendimento entre os seus órgãos, gerentes ou equipes. Quando este clima relacional se sobrepõe à mentalidade e ações de cooperação mútuos, a empresa tem um verdadeiro problema a resolver.
Pessoas com percepções diferentes tendem a ter dificuldades para chegarem a um ponto comum, deixando sentimentos pessoais comandarem suas atitudes perante os outros. Isso principalmente quando atuam no mesmo ambiente de trabalho, ou trabalham com a mesma atividade, mesmo que através do sistema de homework. Os conceitos e opiniões discordantes são fatores naturais e geram queda nos resultados.
Sempre se pensou que quando ocorresse a globalização haveria também uma conexão das culturas, dos produtos, serviços e modos de vida. Mas, essa não foi exatamente a realidade. Houve a globalização dos sistemas econômicos dos meios de comunicação, dos processos de comercialização, mas os indivíduos prosseguem vivendo cercados por muitos de seus costumes, crenças, e outros valores que podem levá-los a ser e a agir de forma diferente das pessoas e grupos com as quais mantém relacionamentos.
O ser humano é único em sua essência. Ele tem personalidade própria, e necessidades que o motivam, e mostra inseguranças quando se fala em mudanças, que transformam a sua rotina. Tudo isto faz as pessoas diferentes, com percepções do mundo totalmente diversificadas, que provocam o desejo de descobri-lo e de conhecê-lo melhor.
Esse cenário passa a exigir de todos um esforço de maior entendimento, paciência, capacidade de ouvir e necessidade de fazer com que os outros também ouçam. Assim negociar é o melhor caminho. Compartilhar, criar um fluxo positivo de comunicação, preparar um ambiente relacional pode minimizar alguns desentendimentos mais sérios e contribuir na geração de melhores resultados.
Trabalhei em uma empresa de telecomunicações em que havia uma clara diferença de opiniões entre duas grandes áreas de atuação. As reuniões eram pesadas e sempre ficava um resquício de desentendimento nocivo. Por isso, as discussões nunca levavam a um objetivo comum.
Como forma de minimizar esses fatos negativos, um diretor propôs a formação de grupos multidisciplinares para a preparação e execução dos projetos. Cada grupo de pessoas das duas áreas e também outras deveriam apresentar resultados comuns. A guerra de pensamentos e conhecimentos diferentes se transformou em vontade de colaborar, pois os resultados seriam cobrados por grupo multidisciplinar.
Após essa medida, percebeu-se que as reuniões ficaram mais produtivas, novos relacionamentos se formaram e as metas começaram a ser alcançadas. O ambiente empresarial pode ser gerenciado. Ele precisa ser medido, observado e ações de relacionamento e negociação devem ser incentivados.
Organizações que trabalham abertas e consistentemente pela integração das pessoas acabam por conseguir uma conexão empresarial mais robusta, porque as ações individuais se harmonizam ao passarem a fazer parte de grupos, e isto acaba por permitir visões claras e holísticas beneficiando os resultados.
A questão do relacionamento harmonioso e integração das pessoas merece ênfase ainda maior na área de marketing das empresas. Pela sua característica estratégica e pela sensibilidade na formação da percepção da imagem junto aos clientes, esta área precisa ter o verdadeiro equilíbrio entre discussões de ideias, pontos de vistas diferentes, desentendimentos, e as decisões finais, que devem ser sempre voltadas para o verdadeiro e melhor posicionamento da organização junto ao mercado de atuação.
Peter Drucker tem um pensamento que sintetiza muito bem esta questão do relacionamento e cooperação: “Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.”