Está passando da hora de as empresas darem novas capacitações e usarem métodos diferenciados para suas equipes de vendas e relacionamentos com os clientes. Existe uma realidade diferente daquela antes conhecida e quase dominada por todos. O cliente já estava mudando e agora já se pode sentir alterações marcantes em seus comportamentos. O novo normal chegou realmente. As novas formas de vendas ainda não, e isto é inquietante.
Depois da pandemia especialmente os clientes se mostram mais carentes, paradigmáticos, têm medo de tomarem decisões, estão mais desconfiados, mais bem informados, exigentes e ansiosos por contatos positivos.
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A pesquisa de marketing como um instrumento de contato real com o mercado O papel da negociação na vida das pessoas, nas vendas e nas organizaçõesEstratégias de marketing de serviços como forma de fascínio dos clientesBuzz Marketing cada vez mais importante para posicionamento de organizaçõesé só abrir as várias portas, tem que receber bem quem está entrando.
As pessoas não aceitam mais pequenas decepções, dissonância cognitiva pós-compra, nada que possa lhes tirar a estabilização, a tranquilidade, ou tomar a sua atenção daquilo que efetivamente ele está interessado. Ou uma compra faz o cliente feliz, ou ele não faz a compra. Essa responsabilidade de acolhimento incondicional é da empresa.
As equipes de vendas de muitas organizações pedem socorro. Muitos dos seus profissionais não estão entendendo mais o que os clientes querem e como eles querem. A mudança de comportamento de compra está em desnível com o modo de vendas. Esse gap entre clientes e vendedores está levando a perda
de vendas, ou na melhor das hipóteses, ao adiamento de muitas delas.
Considerando este cenário as empresas não podem de forma alguma se atrasarem mais na recapacitação e treinamento de suas equipes de relacionamento, direto e indireto com o cliente. Errará perigosamente quem achar que poderá adiar as decisões de investimentos em treinamento. Não dá mais tempo, é hora de recompor as equipes e deixá-las em fase com o novo consumidor.
Os treinamentos devem ter em seus conteúdos o conhecimento de novas tecnologias de contato, estudo do comportamento dos novos grupos de consumidores, métodos e técnicas de acolhimento dos clientes, interações positivas com pessoas, noções de feedback, estudo das gerações de pessoas, análise da experiência dos clientes. Não podendo ser esquecido, é claro, aquelas mais tradicionais, tais como noções de marketing, técnicas de vendas, conhecimento dos produtos, técnicas básicas de relacionamento, metodologias de atendimento, noções de fidelização, conhecimento de produtos e serviços, posturas e expressões corporais, dentre outras já conhecidas.
Mude as atitudes com os seus clientes, melhore a capacidade de seus profissionais de vendas e transforme os resultados globais de sua empresa.