A já conhecida metodologia de análise de cenário ainda não é praticada por muitas empresas. Com o tempo e as surpresas causadas pelo mercado, estão sendo exigidas a implementação constante de ações de curto prazo para a manutenção da participação efetiva em seus segmentos de negócios, bem como a tentativa incessante de manutenção do seu Market Share.
A necessidade de ações de curto e médio prazos não podem ser o pretexto para uma distração quanto à visão de longo prazo e para a busca constante de novas oportunidades.
A visão de qualquer empresa precisa ser aberta aos fenômenos que se mostram recorrentes nos movimentos do mercado, que são principalmente causados por tecnologia, alterações constantes do comportamento e percepções dos consumidores.
O objetivo de toda empresa precisa ser o de ganhar mercado, não apenas vender o produto ou serviço. Um marketing inteligente objetiva desenvolver ações para que o mercado desejado seja seu.
Para atingir o objetivo de ganhar fatias almejadas de mercado, em qualquer negócio, é preciso assumir novas tecnologias e principalmente oferecer diferenças no portfólio de produto, algo que o torne melhor em alguma coisa, em relação aos seus principais concorrentes.
Como as diferenciações são rapidamente copiadas, ou até superadas pelos concorrentes, torna-se evidente que estas sejam constantes e façam parte da filosofia e das ações de marketing das organizações.
É preciso observar que, com as novas tecnologias, a disponibilização de todos, o acesso aberto às informações e a facilitação de comparações, tem-se a necessidade de adoção de novas e dinâmicas posturas de mercado.
Os clientes estão muito mais conhecedores de tudo. Eles fazem comparações entre empresas concorrentes, observam seus produtos, o prazo de entrega, as facilitações nos sistemas de pagamento, as garantias e os serviços adicionais oferecidos. Dessa forma, eles passam a ter um grau maior de exigência em suas tomadas de decisão de compras.
Nunca o mercado foi tão favorável e dominado pelos consumidores. Nesse cenário, somente produtos fortes, associados a relacionamentos customizados, têm a capacidade de levar ao sucesso. Torna-se essencial para as empresas que se crie um processo de marketing capaz de conquistar efetivamente a credibilidade do público-alvo, e um relacionamento que aumente o grau de permissão.
É determinante que o marketing das organizações se dinamize, adiante-se às novas demandas e crie táticas e formas operacionais de melhorar o relacionamento com os seus atuais e potenciais clientes.
Nunca a propaganda boca a boca, o chamado buzz marketing, foi tão importante. Nesse sentido, as empresas devem fazer um trabalho de fortalecimento do seu posicionamento, ou seja, trabalhar incessantemente na forma como ela é percebida pelo mercado.
Crescimento e conforto não coexistem. O mercado se mostra cada vez mais desafiador para as gestões. A adoção de posturas flexíveis, a capacidade de diversificação do negócio, a utilização efetiva dos meios de pesquisa de marketing disponíveis para apoiar as decisões, o entendimento de que o ciclo de vida dos produtos está cada vez menor, e a disposição para lidar o tempo todo com a imprevisibilidade, serão competências fundamentais para a manutenção e crescimento das empresas.
As posturas de marketing de ontem, hoje podem não ter mais efeito, e a melhor maneira de acertar e estar em fase com o mercado é ficando cada vez mais próximo e centrado nas transformações dos clientes.