Um dos grandes segredos das pessoas de sucesso é que são pessoas doadoras. Doar na medida certa, esse é o segredo! As raízes do sucesso sustentável consistem em contribuir para o sucesso de pessoas ao seu redor. O mundo não é dos espertos, que passam a perna nos outros e são apenas “tomadores”, no sentido de só querer usufruir o que o outro tem para dar.
Há necessidade de um equilíbrio. Para se ter sucesso é necessário dar o que temos, ser generoso e influenciar pessoas. E, por incrível que pareça, doar nos traz bem-estar e sucesso. Nos faz ficar mais atentos e preocupados em expandir o que é bom. Com isso, crescemos e influenciamos outras pessoas. Tornamo-nos formadores de opinião e doamos sempre algo bom. Isso faz o outro querer o que você tem, você faz marca. E marketing é a palavra do momento.
Mas a vida não pode ser feita apenas de doações. Perde-se o equilíbrio. O sujeito que apenas doa perde sua energia e alegria. E se sente usurpado. É preciso receber na medida que possa se abastecer.
Adam Grant, pesquisador e professor da Wharton School (EUA), reúne conclusões sobre os motivos pelos quais algumas pessoas chegam ao topo da escala de sucesso, enquanto outras permanecem na mediocridade. Fantásticas são as descobertas dele sobre o comportamento humano nas interações profissionais. Ele viu que podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores se esforçam para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores se empenham em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de indivíduo que ajuda os outros sem esperar nada em troca.
E, mais incrível ainda, em seus estudos, Adam demonstra que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas, nas mais variadas carreiras, não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem no “toma lá da cá”. Os que chegam mais longe são os doadores.
Mas aí mora o segredo, não é apenas doar. Eles sabem receber e dosam suas medidas de doação. Tem muitos doadores que passam a vida só doando. Eles estão entre os menos bem-sucedidos, por excesso de doação. O equilíbrio se faz necessário. Imaginem uma roda d’água. A força de doar a água traz mais água. E isso faz uma nova energia. Enquanto recebe também doa.
Ser apenas generoso e dar o que você tem de bom não lhe trará bem-estar e nem mesmo o sucesso na vida. Precisamos aprender que doar é importante, mas receber se faz necessário. Abastecimento.
Assim, temos pequenas regras que podemos seguir para ter mais sucesso. E elas se aplicam também à sua ge- nerosidade. Que seja na medida. E que medida seria essa? A que você ficar confortável. Tendo também tempo para se abastecer de coisas boas. Leituras, amigos, conhecimentos, prazeres, hobbies. Se ficar o tempo todo só doando, se sentirá sugado e chegará uma hora em que a vida vai te parar por desgaste ou porque nada fez para você mesmo.
Nos estudos feitos com pessoas bem-sucedidas, viram que doar era um pré-requisito importante. Uma isca infalível no atrair influências, fazer trocas necessárias, ter conexões de expansão. Mas essas pessoas que conseguiram esse patamar, sabiam dizer não e discernir do que vem buscar e só quer tomar o que é seu. Busca, toma, suga e vai embora. Eles percebiam que é necessário sim, doar a quem precisa de ajuda. Ajudar outras a crescer profissionalmente também com doação de conhecimento, conexões e muito mais.
A grande dica de Adam Grant é ser um doador com limites. Doe todos os dias um pouco de seu tempo, conhecimento e ajuda. E pode ser por cinco minutos. Mais abaixo deixarei as dicas nas pílulas de felicidade. Entretanto, observe para quem você vai doar quando for por mais vezes. Será uma pessoa que busca apenas tomar e nada passa à frente? Ou será que é alguém que deseja, de verdade, crescer e florescer para expandir isso a outras fronteiras? As redes de conexões que levam ao crescimento são feitas na doação para o florescimento de muitos. Quando doamos adubo, fertilizamos um solo para uma planta crescer. Observe, então, se suas doações estão fazendo pessoas crescerem. À medida que elas crescem, você também. Doe o que é bom ao crescimento do outro.
Fique atento, aprenda também a receber o que for importante ao seu crescimento. O seu adubo qual é? O que alimenta sua alma, seu conhecimento e a sua energia? Como você fica mais alegre? Aí moram alguns alimentos necessários ao seu crescimento pessoal e profissional.
O que devo fazer então para me tornar um doador mais
equilibrado? Veja abaixo:
Pílulas de felicidade
Doe sempre que puder, de forma natural. Uma opinião, uma leitura, uma ajuda, mas faça em doses pequenas
Promova a reciprocidade – reunir em grupos que podem se ajudar mutuamente. Faça um grupo de ajuda
Ajude outras pessoas a reformular seu trabalho, o seu novo caminho profissional, com pequenas dicas sempre que puder. Uma forma eficaz de doar é ajudar os outros a trabalhar em tarefas mais interessantes e mais significativas.
Espalhe mensagens de solidariedade – compartilhe com colegas algumas inovações, filmes, livros, documentários e outras coisas mais que possam ajudar a crescer profissionalmente. Vão querer sempre observar o que você sugere
Adote fazer favores de cinco minutos – dar um feedback honesto do colega, mandar um e-mail a um colega que precisa de ajuda, mandar uma mensagem a um parente, mandar uma cartinha ou procurar alguém para uma visitinha etc.
Participe de uma comunidade de doadores ou trocadores, um grupo de trocas no WhatsApp ou entre no www.freecycle.org (este site é americano), ou um site de trocas amigável para doar alguma coisa. Invente um site de doações
Lance um experimento de doações ou de caridade social. Ou ajude a financiar um projeto de startup ou uma comunidade
Busque ajuda com mais frequência. Você também precisa se abastecer