O inverno já bateu à nossa porta. Você está preparado? Tem alguns “invernos da vida” – tempos difíceis – que ninguém se encontra preparado. Porém, aqui vai uma analogia: florescer das cerejeiras e dos ipês no inverno, em plena seca!
Sim! A vida tem seus momentos de desfrute, como uma primavera florida e de tempo bom. Tem seus momentos de colheita como no verão, onde os frutos estão maduros e podemos desfrutar de um calorzinho gostoso. Mas temos o outono que anuncia a vinda do inverno e já nos acostuma a um clima mais sereno e mais seco. E chega o inverno, trazendo o frio gelado, o se abrigar.
Na vida, temos também ciclos que se repetem sempre. Dias bons e alegres, dias saborosos repletos de tudo que é bom. E temos tempos difíceis que nem sabemos o que fazer. Nessas horas, nos encolhemos em nosso canto à espera de que tudo passe ou até ficamos “congelados” no medo, no desespero e vamos viver um inverno eterno em nossos traumas.
Mas reparando as árvores que florescem no inverno, fico admirada com profunda beleza. Tanto faz se são ou não as cerejeiras de fim de outono e abertura de inverno, como as da minha casa. Moro nas montanhas geladas de Belo Horizonte, e lá nascem, sim, flores nas cerejeiras.
Nossa cidade é premiada pela beleza dos ipês cor-de-rosa, que enfeitam grandes avenidas da cidade, nossa Praça da Liberdade que vira um cartão postal da cidade em pleno inverno.
É maravilhoso ver tamanha beleza em plena “secura” do inverno aqui no cerrado das Minas Gerais.
Comparando a beleza dessas flores, que podem aparecer e encantar nossa temporada de inverno, podemos ver como um bom sinal do que é passar tempos difíceis e vislumbrar algo melhor que nos faça dessa forma florescer também.
Como posso florescer em tempos difíceis? Você vai me perguntar, claro! Em tempos difíceis, as pessoas mais positivas reagem com CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO! As pessoas mais otimistas estão acostumadas a ver o lado belo da vida, a agradecerem as coisas boas que recebem e até mesmo enxergar as dificuldades como os grandes mestres da paciência, sabedoria e resistência. Portanto, podemos seguir o exemplo dos otimistas e florescer em tempos de dificuldades.
Como?
Aprendendo a apreciar mais o belo, todos os dias. Aprendendo a agradecer estarmos vivos e termos fé e força para enfrentar os obstáculos como oportunidade de mudança.
Aceitar e permitir que nossa dor vem à tona e a reconhecermos como força que nos ajuda a ver o que não está bom/ aprender a fazer parcerias, pedir ajuda e assim, ter uma outra visão não mais como obstáculo, mas como uma oportunidade de mudar o padrão, o caminho e seguir novos rumos.
Pessoas mais otimistas são como as árvores que florescem no inverno, se dão a chance de colorir o mundo, mesmo que tudo em volta ainda sejam sombras.
Espero que você repare mais nossa linda cidade florescendo neste inverno e se lembre dessas palavras.
Vamos florescer em nossos invernos também.