Empresas, aos milhares, estão se tornando mais e mais obsoletas a cada dia, se afastando do seu público, que está cada vez mais empoderado e sabedor das suas necessidades, vendo concorrentes evoluindo rapidamente e plataformas surgindo com força avassaladora.
O mundo analógico e das posses vai sucumbindo ao poder dos serviços, principalmente os digitais. As economias do compartilhamento e da colaboração crescem a mil por hora. Aprender a fazer coisas como marketing digital, network, prospecção de fornecedores, vendas on line ou aperfeiçoamento da gestão está ao alcance de todos, gratuitamente e com altíssima qualidade.
- Você tem uma estratégia de verdade?
- Você tem uma estratégia de verdade?
Plataformas dominam nossas vidas sem que percebamos e os prosumers se proliferam, produzindo e consumindo ao mesmo tempo.
Tendências se tornaram urgências! Todos os padrões criados até meados dos anos 2000 estão sendo desconstruídos de forma aguda e veloz, provocando tensão e até desespero nos executivos e empreendedores de empresas de todos os portes.
Como não morrer? Como se reinventar e ser competitivo?
A agilidade é mais do que nunca uma necessidade. Planejamentos longos, lineares e detalhados perdem a utilidade, ao mesmo tempo que métodos ágeis de gestão e planejamento, construídos colaborativamente, junto com o cliente, focado nos problemas destes, passam a ser drives importantíssimos nesse cenário.
Voluntarismo, aptidões e talentos dos empreendedores, criatividade, dentre outros fatores amplamente ligados ao empreendedorismo podem contribuir, sim, com bons negócios, mas não sem que sejam precedidos por boas rodadas de interações com o público alvo do empreendimento e bom conhecimento do mercado.
E por fim, pelo menos para a conversa de hoje, o poder das plataformas digitais deve ser utilizado em favor dos negócios. Tudo hoje tem alguma plataforma por trás, multilateral, ampla e aberta, proporcionando ampla troca de valor entre seus componentes, gerando um forte e consistente network effect.
Os empreendedores podem estar nesse fluxo de forma passiva, como simples fornecedores de dados, ou se integrar efetivamente usando tudo isso como diferencial competitivo, trocando valores, desde uma simples presença digital bem-feita nos motores de busca até a participação em comunidades de co-criação, passando pelas estratégias e-xperience (e-learning, e-business, e-commerce).