Atualmente as estratégias de marketing tem evoluído rapidamente, muito por força das novas tecnologias, da capilaridade do uso de smartphones e da universalização da internet rápida, estável e barata.
Em todo canto que clicamos atravessam no nosso caminho anúncios, ofertas e chamadas enfáticas, que muitas vezes, parecem feitas sob medida para cada um de nós. Ah, e experimenta clicar num deles. Vai te seguir na sua navegação por um bom tempo.
E nas redes sociais a intensidade é ainda maior. A cada rolada de tela, um anúncio. A cada dois minutos de vídeo, outro anúncio.
Leia Mais
Em vez de tendências para 2022, as grandes prioridades para seu negócioOver Delivery, você sabe o que é isso?Reuniões desnecessárias: prepare-se para a transformação digital Entendendo o MetaversoOs 4 tipos de consumidor digital em 2022Você tem 10 anos de experiência ou um ano repetido 10 vezes?O marketing digital, numa escala infinitamente maior do que no marketing tradicional, proporciona essa verdadeira conexão com as pessoas.E a forma como se manifesta é através de como se escrevem os textos, os conteúdos em vídeo, etc.
O que soa melhor para mulheres? Uma compra de roupa ou o seu empoderamento? E para quem está interessado em sair pra jantar com sua namorada(o)? Comer uma pizza ou um filé ou ter um momento de descontração e prazer com a pessoa que você ama ou quer impressionar?
E não apenas “soa melhor”. Essa venda pode vir carregada de contextos que o consumidor vai levar com ele a partir do processo de venda, que vai agregar valor ao bem físico ou ao serviço em si. E, de quebra, inicia-se um verdadeiro relacionamento entre a marca e seus clientes, onde eles vão estar abertos a comprar de novo, consumir novos conteúdos e fazer recomendações para os amigos.
Muitas marcas tem construído solidamente um “porque” da sua existência extremamente sinérgico com um público. E esse porque busca causar algum tipo de transformação ou impacto em alguém.
No processo de busca de atenção e conquista de clientes, essa técnica bebe na fonte da arte, afinal, uma poesia não é um jogo de palavras bem elaboradas e distribuídas?
Esse jogo trabalha com a sonoridade das palavras, impacto de imagens e músicas, remetendo a dores, sonhos, poder, conquistas e ativando o pensamento, a emoção do seu público alvo.
É aí que entram em cena vários dos gatilhos mentais, palavras e termos que buscam forçar a tomada de decisão, meticulosamente pensados para afetar o público, de acordo com essa identificação com as situações da comunicação.
Toda essa estratégia percorre uma jornada de sintonia com o público alvo que visa construir aprendizados e descobertas, reconhecimento de um problema ou de uma oportunidade, consideração da solução ou do valor que está sendo colocado ao seu alcance e, por fim, viabilizando a decisão de compra.
Persuasão, criatividade e propósito andando de mãos dadas para levar o melhor, de verdade, pra você. Se sua empresa ainda não está nessa, corra!
Leia mais textos do TrendsTalks sobre transformação digital, inovação e negócios no site e no Instagram.