Jornal Estado de Minas

TRENDS TALKS

Persuasão, criatividade e propósito: como criar uma marca forte

Atualmente as estratégias de marketing tem evoluído rapidamente, muito por força das novas tecnologias, da capilaridade do uso de smartphones e da universalização da internet rápida, estável e barata.




 
Em todo canto que clicamos atravessam no nosso caminho anúncios, ofertas e chamadas enfáticas, que muitas vezes, parecem feitas sob medida para cada um de nós. Ah, e experimenta clicar num deles. Vai te seguir na sua navegação por um bom tempo.
 
E nas redes sociais a intensidade é ainda maior. A cada rolada de tela, um anúncio. A cada dois minutos de vídeo, outro anúncio.
 
Um atenuante importante pra essa invasão, numa guerra pela nossa atenção, é que grande parte dessas propagandas vem recheadas de conteúdos que entregam bastante valor para o público em geral. Valor no sentido de informá-lo, capacitá-lo, resolver algo pra ele, mostrar algo que esteja bem dentro do seu conjunto de interesses.
 
O marketing digital, numa escala infinitamente maior do que no marketing tradicional, proporciona essa verdadeira conexão com as pessoas.E a forma como se manifesta é através de como se escrevem os textos, os conteúdos em vídeo, etc.




 
O que soa melhor para mulheres? Uma compra de roupa ou o seu empoderamento? E para quem está interessado em sair pra jantar com sua namorada(o)? Comer uma pizza ou um filé ou ter um momento de descontração e prazer com a pessoa que você ama ou quer impressionar?
 
E não apenas “soa melhor”. Essa venda pode vir carregada de contextos que o consumidor vai levar com ele a partir do processo de venda, que vai agregar valor ao bem físico ou ao serviço em si. E, de quebra, inicia-se um verdadeiro relacionamento entre a marca e seus clientes, onde eles vão estar abertos a comprar de novo, consumir novos conteúdos e fazer recomendações para os amigos.
 
Muitas marcas tem construído solidamente um “porque” da sua existência extremamente sinérgico com um público. E esse porque busca causar algum tipo de transformação ou impacto em alguém.
 
No processo de busca de atenção e conquista de clientes, essa técnica bebe na fonte da arte, afinal, uma poesia não é um jogo de palavras bem elaboradas e distribuídas?
 
Esse jogo trabalha com a sonoridade das palavras, impacto de imagens e músicas, remetendo a dores, sonhos, poder, conquistas e ativando o pensamento, a emoção do seu público alvo. 




 
É aí que entram em cena vários dos gatilhos mentais, palavras e termos que buscam forçar a tomada de decisão, meticulosamente pensados para afetar o público, de acordo com essa identificação com as situações da comunicação.
 
Toda essa estratégia percorre uma jornada de sintonia com o público alvo que visa construir aprendizados e descobertas, reconhecimento de um problema ou de uma oportunidade, consideração da solução ou do valor que está sendo colocado ao seu alcance e, por fim, viabilizando a decisão de compra.
 
Persuasão, criatividade e propósito andando de mãos dadas para levar o melhor, de verdade, pra você. Se sua empresa ainda não está nessa, corra!
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