O propósito de uma empresa ou de um empreendedor é o porquê de existir, de exercer determinado trabalho ou profissão ou mesmo dedicar seu tempo e recursos financeiros a algo.
Mas em termos profissionais, é nítido que propósito dá sentido ao trabalho, em que pese haja muito trabalho, e também movimentos empresariais, carentes desse "algo maior". Mas o propósito corre o risco de naufragar se não estiver tangibilizado em metas, planos e resultados pactuados, alinhados com uma cultura.
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Colocando de outra forma, o propósito é sobre onde a jornada de uma empresa está levando seus colaboradores e líderes. A cultura é a combinação de valores e hábitos que os levarão até lá, tangibilizando-se em ativos como missão e visão empresariais, além de políticas e rituais internos, dentre outros elementos de uma estratégia empresarial.
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Como agir para minimizar crises e buscar alta performance na sua empresa?Quais os grandes sonhos dos brasileiros?Como aprender com o futuro e perceber mudanças antes que aconteçam?Você já pensou em ter um conselho consultivo na sua empresa?Você já pensou em ter um conselho consultivo na sua empresa?Algumas pessoas confundem as ideias de propósito, valores e cultura. São três conceitos semelhantes e entrelaçados, mas com suas distinções. O propósito dialoga com a direção que uma empresa deseja seguir, enquanto os valores servem como um roteiro que a levará até lá. Os hábitos são os atos práticos e minimamente processualizados que permeiam o dia a dia.
Valores e hábitos juntos definem uma cultura e fazem da ideia de propósito algo que não é apenas propagado pelos seus donos e estampados em papéis e paredes, mas é vivido todos os dias. Os valores, assim como o propósito, são ideais que orientam a tomada de decisões. Os hábitos, por outro lado, são mais sobre as ações do dia a dia.
Em termos práticos, há alguns prismas que podem ser enxergados de forma bastante prática hoje em dia. Atualmente as empresas são ameaçadas pela concorrência, novos modelos de negócio, plataformas, disrupção tecnológica e outras forças que exigem uma mentalidade mais adaptável e destemida. Pessoas inovadoras buscam culturas inovadoras onde a vontade de experimentar coisas novas, mesmo que acabem em fracasso, seja recompensada e celebrada.
Nessa mesma linha de incentivo e atração de pessoas e talentos, a comunicação é um valor e um hábito chave para uma cultura com propósito. É importante conversar clara e francamente com os times sobre o propósito da empresa e seus valores. E essa comunicação não pode ser unilateral mas sempre de mão dupla, com os colaboradores sendo tratados como verdadeiros parceiros no negócio, ajudando a convencer mais e mais pessoas de que a cultura e o propósito estão presentes na prática.
Ainda, culturas com propósito são construídas por líderes que demonstram essa importância de forma concreta. A liderança na concepção mais potente e moderna da palavra modela o comportamento e demonstra o que é importante, inspira pessoas e dá exemplos, de forma genuína, autentica e honesta.
Por fim, alinhar propósito com cultura é definir e incorporar os valores que guiarão uma empresa, complementado por ferramentas e processos para seu pessoal - criando hábitos intencionais - que lhes permitirão viver o propósito no trabalho que fazem todos os dias.