São nove décadas de evolução e revolução de uma área que mudou muito desde a fundação do jornal Estado de Minas, em 7 de março de 1928. Refletindo anseios e novos modelos de sociedade, a educação saiu de um sistema ao qual poucos tinham acesso para se tornar direito de todos e dever do poder público. Se no início do século passado o curso primário (equivalente ao período do 1º ao 4º anos do moderno ensino fundamental) era o nível máximo para a maioria dos brasileiros, hoje, chegar à universidade é uma realidade mais que possível.
Leia Mais
Na era digital, educação aprende com o passado para se reinventar e projetar o amanhãConheça o segredo da escola municipal número 1 do Ideb em BHInfográfico: das lousas à realidade virtual nas salas de aulaConheça as escolas públicas que contam a história de Belo HorizonteEscolas investem no poder de criação dos alunos para superar desafios da educação'A educação brasileira precisa passar por uma grande reforma'A reinvenção do ensino: desafio para educadores, especialistas e alunos'Sem uma educação de qualidade, estamos condenando nossas crianças e jovens à exclusão social'Com nove décadas de história, UFMG simboliza desafio em busca de financiamentoJogar luz sobre a educação para reinventá-la e dar-lhe novos significados, assim como explorar a criatividade e as habilidades dos alunos, em vez de formar máquinas de reproduzir conteúdos, são discussões que ganham cada vez mais força. No século 21, diante de um mundo digital e da geração do imediatismo, educadores dispõem de outras ferramentas – mas também enfrentam novas questões – para colocar a modernidade dentro da sala de aula contemporânea.
Nas próximas páginas, convidamos os leitores a entrar neste túnel do tempo que une o antigo grupo escolar às últimas palavras em ensino baseado em realidade virtual. Mudam as tecnologias, mas a lição já é conhecida: quando se aprende com o passado, criam-se as bases do ensino para o futuro.
.