Desde que o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no Brasil, em fevereiro, as pequenas e médias empresas foram afetadas de uma maneira ou de outra.
Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) indicou que 34,5% dos empresários mineiros adaptaram seus modelos de negócios por conta da pandemia.
Muitos deles investiram em novos produtos, delivery e vendas pela internet, tanto de produtos quanto de serviços. Entretanto, a maioria não encontrou alternativas.
Os mais afetados, portanto, foram serviços que, em sua essência, reúnem muitas pessoas, como bares, casas de shows, academias e escolas particulares.
Enquanto isso, o gestor busca maneiras de superar este desafio. Um dos caminhos é o marketing. Afinal, o gestor sabe que se parar de investir em publicidade em tempos de crise pode ter danos irreparáveis no seu negócio, pois é imprescindível manter a divulgação da marca para continuar o relacionamento com a sua base de clientes.
Preocupado com isso, o grupo Diários Associados resolveu agir. Por isso, ele está lançando o seu mais novo produto: o Acelerador de Negócios.
Em suma, o Acelerador de Negócios oferece aos empreendedores mineiros um mix de canais para a divulgação da sua marca através de planos semestrais e preços acessíveis.
A essência dessa ferramenta é o Marketing Integrado, que é uma estratégia de marketing elaborada com o intuito de permitir a plena integração em mídias off-line (rádio, tevê e jornal impresso) e on-line (site, redes sociais e gerenciamento de campanhas no Facebook e no Google).
Apesar de vivermos a era do digital, não podemos deixar de valorizar o alcance das mídias convencionais. Exemplo disso é o grupo Diários Associados, que há mais de 90 anos compartilha informação, de qualidade, com os mineiros em diferentes canais. E, por acreditar no poder do Marketing Integrado o grupo está sempre se reinventando. Hoje conta com canais que vão do jornal impresso ao digital. Traçar estratégias, aproveitando a força de cada um, é sem dúvidas a melhor forma de atingir seu público, independentemente de onde ele esteja e qual ferramenta utiliza.
Por isso, toda a expertise e a estrutura comunicacional que o grupo dispõe servem de alicerce para o Acelerador de Negócios. Assim, o grupo Diários Associados mantém o DNA inovador em todos os seus produtos, do impresso ao digital. Resumidamente, o conglomerado é formado por:
Portal Uai: um dos portais mais acessados do país, com notícias de relevância em todas as editorias e em tempo real para o estado e todo o país;
Estado de Minas: jornal tradicional mineiro, com um time de jornalistas e comentaristas que fornecem informação completa e subsídios para uma análise crítica;
TV Alterosa: afiliada do SBT, oferece uma programação variada para levar entretenimento ao espectador, além de programas produzidos exclusivamente aos mineiros;
Portanto, o pequeno e médio empreendedor consegue impactar todos os públicos com o Acelerador de Negócios.
“Entre os principais diferenciais do nosso grupo está o nosso portfólio que conta com veículos de mídia tradicionais, como o jornal Estado de Minas, que alcança mais de 16 milhões de leitores, em suas multiplataformas; e a TV Alterosa que está na casa de mais de 20 milhões de telespectadores mineiros; E, além disso, temos hoje um dos principais portais de notícias do país, o Portal Uai que soma mais de 156 milhões de visualizações de página por mês. Nas redes sociais, juntos, nossos perfis contam com mais de 1 milhão de seguidores. É com essa audiência e a expertise de mais de 90 anos do nosso grupo, que pretendemos mais uma vez, sair na frente, e atuar ao lado dos mineiros, para superar os efeitos negativos na economia, consequência da pandemia de COVID-19”, ressalta o diretor de operações dos Diários Associados, Alexandre Magno.
Principais vantagens: o que o Acelerador de Negócios oferece
O Acelerador de Negócios foi projetado por uma equipe de especialistas em marketing e comunicação. O resultado disso foram pacotes estratégicos para ajudar as marcas a se manterem fortes para enfrentar as consequências econômicas da pandemia.
Veja, portanto, as principais oportunidades do projeto:
Banner na edição impressa do Estado de Minas
O Estado de Minas é o jornal mais lido do segmento quality paper e soma 19 milhões de leitores nas multiplataformas.
Publicidade digital nos portais Uai e Estado de Minas
Seguindo a mesma linha de comunicação, as inserções nos dois canais digitais serão mostradas a milhares de pessoas, pois os dois portais juntos têm 156 milhões de pageviews e alcançam mais de 25 milhões de pessoas, a cada mês.
Inserções na TV Alterosa
Além da programação da rede nacional, há 109 horas mensais de programas locais voltados aos mineiros. O público potencial é de 20 milhões de espectadores em 834 cidades mineiras, ou seja, 98% do estado.
Branded Content
O Branded Content (Conteúdo de Marca) é divulgado nos portais do grupo e tem, entre os seus objetivos, ajudar a aumentar o ranqueamento orgânico (não pago) do cliente no Google.
Além disso, os conteúdos publicados nos portais também são postados e impulsionados nas redes sociais do Estado de Minas e do Portal Uai, com a segmentação definida de acordo com os objetivos do cliente. Só para complementar, as redes sociais do grupo somam mais de um milhão de seguidores.
Outro detalhe é que os pacotes do Acelerador de Negócios também oferecem a criação do Google Meu Negócio e do canal do YouTube do cliente.
Fotos e vídeos profissionais
Fotos desfocadas, feitas em celular ou colhidas em bancos de imagem, não dão uma boa impressão no público. Por isso, o Acelerador de Negócios já anexou a produção de fotos profissionais nos seus pacotes.
O mesmo vale para a produção de vídeo motion graphic (videografismo). Os vídeos animados ajudam a explicar conceitos e promoções, sendo ideais para pequenas e médias empresas.
Nesse sentido, o consumo de vídeos vem aumentando na internet. Conforme a pesquisa Video Viewers, feita pelo Google em parceria com o Instituto Provokers e com a Box 1824, os vídeos ganharam 135% mais visibilidade até 2018.
Assim, os vídeos podem ser usados no site e nas redes sociais da empresa. Afinal, um estudo do Buzzsumo mostrou que os vídeos têm mais engajamento nas redes sociais que as fotos, por exemplo. Assim, eles recebem mais comentários e compartilhamentos.
Métricas
Quem investe em publicidade quer saber o retorno. Por isso, além da criação do material a ser divulgado (texto, foto, vídeo, banner e spots), a equipe dos Diários Associados também se responsabilizam por produzir e enviar relatórios mensais dos principais indicadores.
Desse modo, entre as KPIs (que mede o desempenho dos processos) estão visualização de páginas, impressões de banner nos portais Uai e Estado de Minas, alcance e engajamento dos conteúdos nas redes sociais, cliques no link e audiência na TV Alterosa.
Preços acessíveis: pacotes que cabem no orçamento das empresas
O Acelerador de Negócios, como o próprio nome diz, visa fortalecer as pequenas e médias empresas em tempos de pandemia. Por isso, os preços são acessíveis ao orçamento desses portes de negócio, pois foram definidos após pesquisas e análises do grupo Diários Associados.
Especialistas do Google e Taboola dão dicas de como vender mais
Henrique Matos e Fernando Tassinari participaram de um bate-papo do grupo Diários Associados sobre estratégias de marketing para vender mais durante a crise. Veja como foi: