A Prefeitura de Araxá, entre as regiões Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, abriu nesta segunda-feira (3/1) inscrições, gratuitas e presenciais, para o Programa Jovem Produtor (confira os detalhes do cronograma abaixo). O projeto visa contemplar 45 jovens entre 18 e 24 anos que estão matriculados na rede municipal de ensino ou que concluíram o ensino médio e/ou curso profissionalizante e que desejam empreender no campo.
Segundo informações da prefeitura de Araxá, para participar do programa, os jovens devem ter RG e CPF, estarem inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com as informações atualizadas e ter uma renda familiar que não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
Os beneficiados pelo projeto terão direito a:
- uma bolsa social no valor de R$ 800 mensais
- vale-transporte
- refeição (café da manhã, lanche e almoço)
- encaminhamentos de atenção à saúde
- assistência à família
- acompanhamento escolar (caso ainda esteja em curso)
- material didático
- acompanhamento para inserção no mercado de trabalho
Ainda de acordo com prefeitura de Araxá, se o número dos jovens selecionados ultrapassar o número de vagas, o critério de desempate acontecerá a partir de entrevistas.
“Janeiro é o mês de planejamento e contratação dos técnicos, coordenador e educadores. A duração do programa é de um ano, sendo que a partir de fevereiro iniciam as 30 horas de aulas práticas e teóricas, que serão semanais”, informou a gestão municipal, através de nota.
De acordo com o prefeito Robson Magela, o objetivo do Programa Jovem Produtor é incentivar o empreendedorismo rural. “O agronegócio é o principal setor da economia brasileira e com uma grande importância na nossa região. Cada vez mais é preciso ter pessoas com olhar inovador e empreendedor para o setor", iniciou.
"E o Programa Jovem Produtor é mais um grande projeto que temos a felicidade de implantar em Araxá e que vai ajudar muito o setor agrícola no nosso município”, complementou.
Conforme a prefeitura de Araxá, as inscrições são gratuitas e realizadas no período entre os dias 3 e 14 de janeiro, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, nos seguintes locais:
Onde e como me inscrever
Conforme a prefeitura de Araxá, as inscrições são gratuitas e realizadas no período entre os dias 3 e 14 de janeiro, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, nos seguintes locais:
- 3/1 - Núcleo de Convivência Leblon - Rua Edmundo Rodrigues da Silva, 445 - Bairro Leblon
- 4/1 - Núcleo de Convivência Pão de Açúcar - Rua Eurindo Barbosa De Lacerda, 245 – Bairro Pão de Açúcar
- 5/1 - Núcleo de Convivência Pão de Açúcar 4 - Rua Maria Helena De Paula, 120 – Bairro Pão de Açúcar 4
- 6/1 - Núcleo de Convivência Tiradentes- Rua Dorvalina Martins, 15 – Bairro Tiradentes
- 7/1 - Núcleo de Convivência Boa Vista - Rua Tereza Guimarães Natal, 15 – Bairro Boa Vista
- 10/1 - Núcleo de Convivência Novo Santo Antônio- Rua Luiz Dumont Fonseca, 205 - Bairro Novo Santo Antônio
- 11/1 - Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Francisco Duarte - Rua Antenor Silva Soares, 300 – Bairro Francisco Duarte
- 12/1 - Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Abolição - Rua Marcolino Coelho Borges, 395 – Bairro Abolição
- 13 e 14/1 - Secretaria Municipal de Ação Social - Av. Getúlio Vargas, 205 – Centro
O candidato deverá apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos (original e cópia):
- RG e CPF do candidato
- comprovante de endereço atualizado (últimos 3 meses)
- Cartão de Vacina constando imunização contra a COVID-19 e vacina antitetânica
- atestado de escolaridade, emitido dentro do prazo máximo de 30 dias ou comprovante de matrícula para o ano letivo de 2022
- Folha Resumo do Cadastro Único (emitida na Secretaria Municipal de Ação Social, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Núcleos de Convivência)
“A renda deverá ser comprovada apresentando cópia da carteira de trabalho (folhas de rosto frente e verso e contrato de trabalho), contracheques, comprovantes de benefícios sociais do governo, comprovante de recebimento de aposentadoria e pensão por morte ou alimentícia", diz trecho de nota da prefeitura.
"Em caso de trabalhador autônomo, apresentar declaração do próprio punho e cópia. E, por fim, se familiares forem desempregados o candidato deverá apresentar cópia da Carteira de Trabalho onde consta anotação da última contratação e da folha seguinte”, finaliza o comunicado.