A Toshiba acaba de desenvolver uma tecnologia capaz de detectar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue, como anunciou nessa segunda-feira (25). O teste tem 99% de precisão e, a partir de um chip e um pequeno dispositivo, identifica a doença em menos de duas horas, conforme informou a empresa.
O método de diagnóstico foi concebido em conjunto com a Universidade Médica de Tóquio e o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão. A expectativa é comercializar o procedimento em alguns anos, depois do início de testes, previstos para 2020.
Leia Mais
Medicamento de precisão que trata mais de 20 tipos de tumores chega ao BrasilMédicos destacam importância dos cuidados paliativos Câncer de ovário: pesquisadora mineira pode revolucionar tratamento da doençaCâncer de Ana Maria Braga é grave, mas pode regredir e até desaparecer; entendaProfessor da UFMG coordena estudo sobre peptídeo Alamandina, que pode combater problemas como diabetes e hipertensãoConforme declarou o cientista chefe de pesquisa do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, Koji Hashimoto, em comunicado à imprensa, se comparado a métodos de outras empresas, a vantagem está no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo. O dispositivo consegue constatar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, sarcoma e glioma.
A princípio, o exame de sangue usando a tecnologia deve custar 20 mil ienes japoneses, algo em torno de R$ 780. Ainda não há data definida para a entrada do equipamento no mercado.