Um indivíduo que não percebe mais com nitidez os objetos próximos pode estar sofrendo de presbiopia. “Mais conhecida como 'vista cansada', é um distúrbio ocular relacionado à idade. Geralmente, os primeiros sintomas aparecem entre 40 e 45 anos, quando o músculo ciliar ligado ao cristalino – uma espécie de lente natural do olho – passa a não funcionar tão bem, já que precisa se contrair para focar um objeto próximo. O cristalino também, com o passar dos anos, fica mais rígido e opaco”, explica Eduardo Adan, oftalmologista do Centro de Oftalmologia Avançada de BH.
Loading ...
Leia Mais
Tratamento dentário na gravidez: mitos x verdadesNa reta final do Campeonato Brasileiro, mantenha a calma para evitar problemas cardíacosO tratamento mais comum é o uso de óculos, para reduzir os danos decorrente do problema. “Existem os óculos como tratamento tradicional, que podem conter lentes multifocais, corrigindo o problema ao mesmo tempo em que corrige outro erro refrativo – como a miopia ou a hipermetropia, por exemplo. Outra alternativa são as lentes de contato multifocais, que também cumprem esse papel e ainda melhoram a qualidade de vida do paciente, que pode abrir mão dos óculos e ter mais conforto – após passar por uma adaptação adequada para o uso”, revela o médico.
Por se tratar de um problema que surge devido o avançar da idade, a melhor forma é manter a qualidade de vida e os cuidados com a visão em alta. É uma doença ligada ao envelhecimento dos olhos – mais especificamente, do cristalino (a “lente natural” do olho) –, logo, não é possível prevenir, apenas lançar mão do que há disponível para tratar, para que não haja impacto na qualidade de vida do paciente”, finaliza.
* Estagiária sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares