Leia Mais
O que a inteligência artificial tem a ver com a prevenção do coronavírus?Conheça cinco perguntas comuns sobre o coronavírusMais que os riscos inerentes ao coronavírus, a epidemia do pânico é um perigo para a populaçãoOlá! Eu sou o coronavírus!Como distrair as crianças em casa em tempo de coronavírusCoronavírus e estética: o cuidado com objetos de uso compartilhadoEspecialista ensina a reforçar o sistema imunológico para dificultar a contaminação pelo coronavírusEpidemia X Pandemia: entenda a diferença
Atenta à questão, a psicóloga e professora colombiana Manuela Molina publicou uma espécie de livro de histórias infantil para esclarecer aos pequenos, de forma lúdica, o que é o coronavírus, como pode afetá-los e como impedir a infecção. Na cartilha chamada ¡Hola! Soy el Coronavirus (Olá! Eu sou o coronavírus), a princípio divulgada em formato PDF, ilustrações divertidas e dados importantes podem ajudar pais e filhos a entender como agir nessas circunstâncias. O material está disponível em português, italiano, inglês e espanhol.
À frente do canal online Mindheart, Manuela criou o pequeno livro com foco em crianças entre 2 e 7 anos, com o intuito de acompanhar os aspectos emocionais dos pequenos e seus modos de reação frente ao Covid-19. A ideia não é ser uma fonte de informação científica, mas antes uma ferramenta da fantasia e do universo simbólico para auxiliar na forma de enfrentar a doença.
A autora recomenda imprimir o material, já que em algumas páginas há espaço para os leitores mirins desenharem e complementarem as ilustrações, em um exercício interativo. "As emoções são processadas por meio de brincadeiras repetidas e histórias lidas várias vezes", diz Molina, que também incentiva as famílias a divulgar o documento. Interessados podem fazer o download da cartilha pelo www.mindheart.co/descargables.
Para quem quer conhecer melhor o trabalho de Manuela Molina e obter mais informações, pode também acessar o perfil no Instagram, @mindhear.kids