Jornal Estado de Minas

Coronavírus e o trabalho em casa: como manter a produtividade


Diante da pandemia do coronavírus, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o modo de trabalho remoto. Para evitar lugares aglomerados e contato físico, a entidade orienta, sempre que possível, ficar em casa.



E é mesmo o que muita gente tem feito. Para pessoas que não podem deixar os afazeres da profissão, o modelo de home office ajuda a continuar com as atividades diárias, ainda que não presente no ambiente da empresa ou escritório propramente dito. Para quem não está acostumado com a situação, é bom aprender como se organizar para manter a produtividade.

O arquiteto Maycon Altera ensina que é fundamental ter ordem nos horários, para que as comodidades da residência não interfiram no trabalho. "Organizar todos os seus horários, como o de almoço, café da tarde e todas as outras refeições. Tentar não comer fora dessas refeições básicas para não ficar o tempo todo na cozinha preparando lanche. Deixar tudo preparado para perder menos tempo é um benefício de estar em casa. É importante organizar, também, os horários dos afazeres domésticos, para que os trabalhos não se misturem", orienta, ele que atua em casa.

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Para quem precisou criar um ambiente home office às pressas, o arquiteto dá a dica: "O idela é deixar um canto da casa só para essa função. Como uma mesa em que você possa colocar as coisas do trabalho e não tenha que guardar tudo no final do dia. Isso evita atrapalhar a rotina da casa e favorece mesmo a continuidade da sua produtividade no dia seguinte, por exemplo. Para este momento, é bom ter paciência quanto aos documentos sobre a mesa e tentar ficar em harmonia, se adaptando da melhor forma possível dentro de casa", indica.



Mesmo para aqueles que já experimentavam esse estilo de trabalho antes da disseminação do Covid-19, o arquiteto acrescenta que a disciplina é uma boa aliada. "Não misturar afazeres de casa no horário do trabalho, fazer uma escala com a hora para começar e terminar, diariamente. É preciso focar, também, nas refeições e estabelecer horários para elas, inclusive saindo da mesa de trabalho para isso. Assim, você vai entender o que é trabalho e o que é intervalo, criando uma atmosfera de produtividade mais adequada, se concentrando melhor quando estiver focado”, diz Maycon Altera.

audima